quinta-feira, 8 de abril de 2010

SEGUNDA-FEIRA: SÍMBOLOS DA PÁSCOA

Na segunda-feira do dia 29 de março, o Fagundes Varela proporcionou aos alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais reflexões sobre a páscoa, através de discussões sobre os símbolos da mesma. Para isso, a escola contou com a participação da professora e vice-diretora, Andréa Quintana Probst, a qual, através de apresentação em slides, mostrou aos alunos os símbolos da páscoa e refletiu sobre eles.

Durante a apresentação os alunos atentamente ouviram a professora e em seguida comentaram sobre o assunto. Segundo a professora Andréa, "lembrar os alunos sobre os símbolos da páscoa, seu significado é muito importante para a educação deles. Pois afinal, páscoa é renovação, é amor com o próximo, é ressurreição e acima de tudo, é muito mais do que um presente, um ovo de chocolate, é sim, a presença de Deus e Jesus em nossos corações."

3 comentários:

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  2. Esta foi uma ótima iniciativa da escola. Pois ao proporcionar aos alunos momentos como este, ela os ajuda a formar suas opiniões, além de os ensinar os reais significados da páscoa, que vão muito além dos doces e presentes.

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  3. A escola tem todo o direito de passar para as crianças o verdadeiro significado da páscoa! Mostrando que os ovos de chocolate não é o verdadeiro simbolo da páscoa. Tem varios outros simbolos com significados diferente!

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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.