quarta-feira, 14 de abril de 2010

BLOG DA ESCOLA COMPLETA 1 ANO DE PUBLICAÇÕES NA INTERNET


Criado em 14 de abril de 2009, pela professora de informática da escola, Ms. Márcia Fink, como uma proposta de tornar público o que era produzido no espaço escolar, o Blog Fagundes Varela é Notícia, como assim é denominado, cujo endereço está em http://www.ieefv.blogspot.com/ vem se destacando pelas suas publicações. Embora tenha começado com um movimento tímido, onde o número de postagens na sua grande maioria não era muito expressivo, com o passar do tempo, essas foram tomando corpo e dando sustentação para a permanência dele na rede. Consequentemente o movimento progressivo do Blog, foi mudando exponencialmente as práticas pedagógicas da escola, uma vez que para publicar algo na rede, era necessário uma ação desencadeadora que precedesse tal publicação, fato que impulsionou a escola a produzir mais e melhor, para assim publicar. Essas mudanças além de afetarem as estruturas pedagógicas da escola, afetam o pensamento dos sujeitos que nela estão inseridos. Alunos passaram a participar mais nas atividades escolares, pois queriam ser protagonistas no Blog. Professores passaram a pensar práticas educativas com mais entusiasmo, pois sabiam que essas seriam socializadas na rede. A escola como um todo, passou a se enxergar através do Blog, como uma imagem de si mesma. De modo que, precisava produzir conhecimento para além do espaço da sala de aula, pois esse transcendia para o espaço da virtualidade. O virtual rompeu barreiras do físico e real, num espaço tempo atemporal.

Segundo a professora Márcia, O Ciberespaço nesse momento é agenciador de um outro movimento de aprender na Escola (o aprender coletivo), suas mensagens se transformam em saberes importantes para a educação e para a vida dos sujeitos, à medida que são transformadas por eles (professores e alunos) em saberes significativos para seu mundo cotidiano, suas realidades de vida. Portanto, à Escola está atribuída uma função de tomar este meio (o Ciberespaço) como um meio em que se possa ensinar e aprender de modo significativo, mesmo que informando, (des)informando, comunicando, ou permutando o saber. Porém, consciente de que não existe forma, nem fórmula imposta à Escola para o educar pelo meio tecnológico. Existe, sim, um fazer educativo (que deve partir de cada escola) que permite a ela perceber que suas linguagens de ensino se transformam (se fazem mutantes) com a incorporação do tecnológico.

De forma alguma se apresenta uma “cartilha” à instituição de ensino, ou ao professor quanto ao fazer pedagógico com a informatização dos espaços escolares. Não apostamos em uma metodologia magna que conduza a Escola a educar pelo meio tecnológico sem a superação do medo, sem a fragilização da ação pedagógica e/ou sem um estranhamento, e que com isso garanta resultados. Apostamos, sim, na capacidade da instituição escolar em articular uma inteligência coletiva, que se socialize, se fortaleça e se crie através das tecnologias, especialmente da rede, como um pensar coletivo que as toma como meio, porque enxerga nelas uma imagem de si mesmo. Desta forma, o Blog tem sido esse agenciador, e a escola está se mostrando aberta às tecnologias. Mas precisamos mais, precisamos avançar para a interação dos sujeitos através do Blog, nesse primeiro momento, desse primeiro aniversário o que temos são mais postagens e menos comentários, porém nosso objetivo é termos tantas postagens quanto comentários. Para isso o movimento precisa ser ainda mais denso, mais profundo, e porque não dizer mais intenso, mais difundido. É um processo lento como o é o da Educação. Sonho com alunos atualizando o Blog, sonho com os professores tendo o seu próprio Blog. Sonho com a escola exposta a um universal sem totalidade, mas consciente de que tudo que é produzido para fora do seu espaço físico escolar é de sua responsabilidade, portanto, a qualidade do que será mostrado ou socializado através da rede diz respeito ao que é produzido nos seus espaços pedagógicos escolares, cabendo a ela (especificamente a escola) o sério comprometimento do que está sendo produzindo nestas circunstâncias.

Um comentário:

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.