sábado, 24 de abril de 2010

PROFESSOR GILMAR MARCOLAN DA 21a CRE - Três Passos, REALIZA PALESTRA NA ESCOLA



Na sexta-feira (23) o professor Gilmar Marcolan, coordenador das discussões do Ensino Religioso e da Cultura Afro da 21a CRE - Três Passos, esteve proferindo palestra para alunos do Curso Normal do Fagundes Varela. As discussões do professor abordaram os seguintes temas: Respeito a Diversidade; Legislação do ER; Função do professor para trabalhar a diversidade cultural e religiosa na contemporâneidade.
Além de palestrar, Gilmar desenvolveu momentos de mística e cantos com os alunos. Houve uma expressiva aceitação dos mesmos diante dos temas discutidos pelo professores, uma vez que permaneceram atentos e participativos durante todo o trabalho proposto pelo docente.
Segundo Gilmar, "participar na educação dos alunos do Fagundes Varela, mesmo que através de palestra foi um momento muito gratificante, consegui atingir meus objetivos. Me surpreendeu a participação dos alunos."
A palestra aconteceu nos turnos da tarde e noite, turnos estes em que funciona o Curso Normal.

10 comentários:

  1. Esse momento foi ótimo para refletirmos sobre as religiões, culturas, costumes de cada ser humano. Devemos saber viver com as diferenças de cada um.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião esta palestra foi de muita importância para os alunos como para os professores de Ensino Religioso, trata de um professor inovar seus conteúdos, levando p/ os alunos o conhecimento de varias religiôes,respeitando as diferenças. E p/ os professores de outras disciplinas, um novo saber das religiôes perante a sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Esse momento foi maravilhoso, pois são conteúdos que vamos trabalhar com nossos alunos. Gostei muito da palestra, valeu apena ir assistir.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito importante essa palestra pois assim podemos saber mais de outras religiões.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da palestra, pois foi de grande importância pelo respeito que devemos ter por aquilo que cada um escolhe, também pelo conhecimento de varias religiões que não tinha conhecimento sobre as mesmas.

    ResponderExcluir
  6. Essa palestra foi muito importante, pois aprendemos mais sobre outras religiões,valeu apena assistir.

    ResponderExcluir
  7. Achei muito interessante, pois o assunto abordado pelo professor Gilmar Marcolan é muito importante para nós que vamos trabalhar com as crianças.

    ResponderExcluir
  8. Achei muito importante a palestra do professor Gilmar Marcolan, pois o assunto abordado nos deixa a par de como trabalhar ensino religioso com nossos educandos, ja que estou me formando no curso normal pós médio

    ResponderExcluir
  9. A palestra foi importante, teve um bom proveito pois aprendemos formas de como trabalhar o ensino religioso com os alunos.

    ResponderExcluir
  10. a palestra foi muito interessante pois fiquei sabendo novos metodos de trabalhar o ensino religioso e nos como futuros educadores isso e muito importante,pois inovar as aulas concertesa e oque todos os educadores querem.

    ResponderExcluir

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.