terça-feira, 27 de abril de 2010

PROFESSORA MÁRCIA PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DE TELECENTRO

Na segunda-feira (26) a professora de informática do Fagundes Varela, Márcia Fink, esteve participando da inauguração do Telecentro Municipal.
O Telecentro é um projeto do Governo Federal voltado para a oferta de cursos e treinamentos presenciais e à distância, informações, serviços e oportunidades de negócios visando o fortalecimento das condições de competitividade da microempresa e da empresa de pequeno porte e o estímulo à criação de novos empreendimentos. Serve como um instrumento para aproximar os empresários, as instituições públicas e privadas, as organizações não governamentais e a sociedade em geral. É composto por vários computadores interligados em rede local e conectados à internet e tem a orientação de monitores capacitados para atender às demandas dos usuários dos Telecentros.
Desta forma, ainda na gestão 2005/2008, da ex. Prefeita (em memória) Fátima Marli Fink, foi encaminhado o projeto de implantação de um telecentro para o município, onde a professora Márcia Fink juntamente com a ex. Secretária de Educação, professora Rejane Tossin, escreveram o projeto de implantação do mesmo. Neste sentido, neste ano de 2010, o projeto concluido foi inaugurado pela atual gestão.
Segundo a professora Márcia, "esta iniciativa do Governo Federal em possibilitar a população a inclusão digital é importantísssima, principalmente para os centro menores onde o acesso é tímido, e porque não dizer, ainda lento. O município de Miraguaí está de parabéns pela conquista, resta agora acompanhar seu desenvolvimento."

Além de ter ajudado organizar a escrita do projeto no ano de 2006, atualmente a professora Márcia, é membro do Conselho Gestor, (Vice-Pesidente), conselho este constituído para fiscalizar e acompanhar o andamento do Telecentro.

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Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.