sexta-feira, 23 de abril de 2010

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO REALIZAM MOMENTO CÍVICO ALUSIVO AO DIA DO ÍNDIO

Na quinta-feira (22) aconteceu o momento cívico no turno da noite onde alunos do 1o ano do Ensino Médio, turma 14, coordenados pela professora de Educação Física, Dirce Splendor, realizaram reflexões sobre o dia do Índio. A programação reuniu os alunos do noturno no auditório da escola e contou com diversas apresentações.

Na oportunidade foi lido mensagem, e apresentado danças típicas dos Kaingangs. A apresentação das danças ficou a cargo do Grupo Cultural Kaingang do Fagundes Varela que está sendo organizado e coordenado pelas professoras Mari Helena e Leda Ferst.
Depois das apresentações foi entoado o hino nacional. O momento cívico é parte das atividades pedagógicas desenvolvidas pela escola, onde as turmas ficam responsáveis pelo desenvolvimento do mesmo.

3 comentários:

  1. Muito legal da parte da escola e dos alunos trazer e mostrar um pouco da nossa cultura para os nossos irmãos brancos mostrar que apesar de agirmos,falarmos e nos vestirmos como eles ainda mantemos a nossa cultura viva.
    "POSSO SER TUDO O QUE VOCÊ É SEM DEIXAR DE SER QUEM EU SOU."

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  2. É muito interessante de ver que ainda se preserva a cultura indigena.

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  3. Eu achei muito importante,pois sempre tive curiosidades sobre o povo e as culturas indigenas.Espero que eles valorizem sua raça e comtinuem demonstrando suas culturas e lingua.Não deixando com que a modernidade dos dias atuais os deixe as escomdidas...

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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.