terça-feira, 27 de abril de 2010

ALUNOS DO FAGUNDES VARELA EXPLORAM O GENÊRO FÁBULA

Os professores da área da Linguagem, juntamente com a direção do Instituto Fagundes Varela, lançaram um desafio aos educandos do Ensino Médio do turno da manhã, propondo-lhes a elaboração de textos de gêneros diferenciado, de acordo com a série. Foi atribuído aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, o gênero Fábula. Orientados pela professora Zeni, que trabalha com a disciplina portuguesa com esta série, os alunos realizaram um longo trabalho para aprimorarem os conhecimentos referentes a este gênero textual. Para realizar esta tarefa os discentes foram submetidos a uma significativa investigação, considerando análises de conceitos, características, incluindo personagens, estrutura, moral da história, bem como a simbologia do enredo com o cotidiano. Após houve o contato com diversos textos, inclusive Fábulas de Esopo, e na sequência a elaboração das narrativas pelos alunos.
A culminância aconteceu com a apresentação das autorias em forma de seminário e a seleção das melhores foi de acordo com a fidelidade às características do gênero. A ação perdurou por algumas semanas, levando em conta a relevância do resgate, pois a Fábula é uma narrativa que existe a mais ou menos 2.800 anos, surgindo nos continentes africano e asiático,permanecendo por muito tempo na oralidade. Aqui no Brasil a Fábula foi recriada por Monteiro Lobato.
Leia o que disse a professora Zeni coordenadora dos trabalhos:


“Como professora envolvida nessa proposição, posso afirmar que, apesar do extensivo esforço para a concretização da mesma, foi muito gratificante, pois evidenciou-se o potencial dos alunos, reativou algo que faz parte da nossa cultura, bem como a instigação para o surgimento de novos talentos escritores.”
Uma coletânea de textos será encaminhada para a biblioteca da escola para ser apreciada pelos leitores.

2 comentários:

  1. Muito interessante este trabalho desenvolvido pela área de Linguagem e coordenador pela professora Zeni. Além da importância de trabalhar fábulas, o fato dos alunos estarem exercitando a leitura e a escrita é fundamental para o processo de aprendizagem dos mesmos.

    ResponderExcluir
  2. PARABENSSSSSSSSSSS MUITO LINDO TRABALHO... VC TAMBEM ESTA MUITO LINDA PROFF....

    ResponderExcluir

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.