segunda-feira, 12 de abril de 2010

CURSO NORMAL REALIZA REUNIÃO COM PROFESSORES

Nesta segunda (12) a direção do Instituto juntamente com a equipe de coordenação pedagógica e professores do Curso Normal, realizaram reunião de avaliação e planejamento do mesmo. Na oportunidade foram feitas reflexões sobre mensagem e texto eletrônico (e-mail), bem como, a discussão do perfil do profissional que a escola está formando. Muitas foram as discussões. Um dos assuntos que norteou a reunião foram as mudanças que o Magistério vem sofrendo na última década, desde reformulação de carga horária, reestruturação de base curricular, planos de estudos e regimento. Esses pressupostos foram levantados e discutidos, bem como, a expressiva participação de indígenas matriculados no Magistério, os quais, pressupõem mudanças na articulação pedagógica para que esses tenham suas necessidades educativas respeitadas pelo curso no qual buscam uma formação. Isto porque, que alunos indígenas tem uma particularidade distinta dos alunos não indígenas.
A reunião teve início às 15:30 e encerramento às 17:30. No final, foram anotados encaminhamentos que serão postos em prática para uma melhor organização da formação pedagógica do curso profissionalizante oferecido pela escola.

2 comentários:

  1. É muito inportante fazer estas reuniões para os professores colocarem suas observasões a respeito do comportamento dos alunos,bem como as mudanças que estão ocrrendo nesse curso e que estão causando muitas repercussões.

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  2. É importante as reunião entre os professores.

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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.