sexta-feira, 16 de abril de 2010

PROFESSORA DO CURRÍCULO DISCUTE O TEMA RACISMO COM OS ALUNOS

Na quinta-feira (15) a professora Adrieli, regente do 4o ano do Ensino Fundamental anos inciais desenvolveu o tema rascimo em aula. A história trabalhada foi "Bola de Neve". O tema proposto é decorrente das reuniões que aconteceram no currículo, onde os professores decidiram trabalhar o racismo com todas as turmas dos anos iniciais. Demais professoras também trabalharão o tema.

Leia o que a professora Adrieli começou a desenvolver.

HISTÓRIA EDUCATIVA SOBRE O RACISMO "BOLA DE NEVE".
Os anos iniciais, trabalharam nesta quinta a história de um menino negro chamado Joãozinho, que foi para a escola e recebeu o apelido de Bola de Neve. Ao sair da escola viu um anúncio em uma vitrine que dizia: Sabão Milagroso, transforma as coisas pretas em brancas. Joãozinho cansado de tanta piada, usou o dinheiro do seu cofrinho para comprar o sabão. Se esfregou tanto que sua pele ficou irritada, mas ainda era um menino negro.

Sua doce mãe explicou que existem pessoas negras, outras brancas que Deus fez diferentes para viverem no mundo, e que Deus não se preocupa com a cor das pessoas e sim com a cor do coração. Depois de contada a história, uma reflexão foi desenvolvida com os alunos. Desta forma pude trabalhar as diferenças e os valores.

3 comentários:

  1. Gostei muito do que a professora Adrieli fez com a turma, é um conteúdo "tema" que deve ser trabalhado com os alunos, pois hoje em dia a muitas pessoas racístas. Parabéns professora Adrieli gostei muito mesmo.

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  2. O racismo não leva a nada além da desunião, da ignorância e do ressentimento. Achei muito importante trabalhar com as crianças sobre o mesmo.

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  3. ola,essa historia é muita linda, vou contar para as crianças de minha igreja, estava pensando que apos da historia poderia desenvolver alguma atividade relacionada a isso, se puder me ajudar com dicas agradeço.

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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.