sexta-feira, 26 de junho de 2009

PROFESSORES DO FAGUNDES VARELA PARTICIPAM DAS DISCUSSÕES DA CONAE EM TENENTE PORTELA

Juntamente com mais quatro municípios, a saber: Tenente Portela, Derrubadas, Vista Gaúcha e Barra do Guarita, o município de Miraguaí, representado pelas escolas municipais, estaduais, conselho tutelar e Smec, fez parte das discussões da Conferência Nacional de Educação do Rio Grande do Sul fase intermunicipal nesta sexta-feira (26).

A conferência aconteceu durante o dia todo e teve a seguinte programação:

MANHÃ
PRIMEIRO MOMENTO - LOCAIS: Núcleo da Unijuí e Centro Cultural
SISTEMATIZAÇÃO DOS SEIS EIXOS DO DOCUMENTO DE REFERÊNCIA DA CONAE POR GRUPOS E MUNICÍPIOS

SEGUNDO MOMENTO - LOCAL: Centro Cultural
ABERTURA DAS SISTEMATIZAÇÕES DOS EIXOS

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DA APAE

APRESENTAÇÃO, SISTEMATIZAÇÃO E DISCUSSÃO DOS EIXOS (I e II ) DO DOCUMENTO DE REFERÊNCIA CONAE 2010.

O Instituto Fagundes Varela teve a participação na discussão do Eixo II - Qualidade da Educação, Gestão democrática e Avaliação. A apresentação da sistematização do eixo ficou a cargo das professoras Giovana de Miraguaí e Adriana de Tenente Portela, lembrando que fizeram parte das discussões representantes dos demais municípios.

TARDE
LOCAL: Centro Cultural

  • APRESENTAÇÃO, SISTEMATIZAÇÃO E DISCUSSÃO DOS EIXOS (III, IV, V e VI) DO DOCUMENTO DE REFERÊNCIA CONAE 2010.
  • ENCERRAMENTO
Na parte da tarde foram apresentados e discutidos os demais eixos. É importante destacar, que esteve acompanhando o processo de discussão da conferência intermunicipal, a professora Doutora da Unijuí: ERONITA SILVA BARCELOS, a qual com muita competência foi orientando os grupos nas discussões dos eixos.


Dentre as falas da professora destacamos:

"Discutindo esta conferência, nós estamos fazendo uma grande contribuição para a nação, para o país, sobre a educação."

"Se não pudermos fazer um mundo melhor, devemos fazer nossos alunos ter a capacidade de se situar da melhor forma no mundo que está aí..."

"Se nós queremos uma boa educação básica, devemos ter uma boa formação nas universidades."

"É preciso que se crie políticas de estado para além das políticas públicas de governo."

"Qualidade na educação tem que ter eficiência social."

"A CONAE vem para marcar a Unidade na Diversidade, não perdendo é claro, a descentralização. Precisamos enfrentar as situações das diversidades para tratar das dificuldades sociais."

"Este documento de referência elaborado deve servir para pautar discussões sobre a educação no país, contribuindo para a elaboração do Plano Nacional da Educação, do Plano de Desenvolvimento da Educação e consequentemente em 2010, do Plano Decenal da Educação. Por isso é necessário pensar um sistema nacional de educação articulado que estabeleça a unidade nacional respeitando a diversidade. As pessoas precisam conviver com seus iguais."

Com essas palavras e tantas outras reflexões encerrou-se as discussões, de modo que fica o compromisso dos municípios escreverem um documento que valide, ou mesmo, altere o documento de referência, pois o mesmo passa neste momento por um processo de estudo, análise e reconstrução em todo o estado do RS e país.

A segunda fase será a estadual em outubro deste ano, e a terceira fase a Conferência Nacional em Brasília em abril de 2010.

Para nós do Fagundes Varela foi um prazer termos a oportunidade de ser partícipes deste processo tão importante para a educação.

Um comentário:

  1. Que oportunidade única para participarmos de um processo tão importante de discussão. Concordo plenamente com as palavras da professora Eronita, precisamos de políticas de estado, mais do que políticas públicas de governo, pois estas útlimas dependem da boa vontade de quem as faz. Que bom poder participar desta discussão. Parabéns pelo texto do documento de referência da CONAE 2010. Precisamos agora, ser mais ousados e colocá-lo, após sua conclusão, em prática nas mais diferentes circunstâncias que a educação acontece.
    Mais do que nunca, precisamos além de refletir..., agir. No entanto, junto conosco, devem estar os "efêmeros detendores" do poder, que tem a caneta na mão para fazer acontecer, os bastidores que por nós professores são pautados. Quisera que em todas as esferas do governo, pudéssemos entonar a nossa voz, especialmente no estado do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.