terça-feira, 9 de junho de 2009

ALUNOS DA TURMA 11 CN ESCREVEM FÁBULA

Decorrente de uma atividade realizada na aula do professor Valtair Steilmann, alunos da turma 11 do Curso Normal (tarde) tiveram o desafio de fazer a reescritura de fábulas estudadas em aula.

Diante de várias produções da turma, nessa oportunidade publicamos a fábula criada pelo grupo dos alunos: Elizandra, Fabrício, Lílian, Kelly e Scheila...

Veja a criatividade dos mesmos e entenda a moral da fábula...

Fábula: O Rato e o Elefante

Em um bosque muito distante existiam muitos animais. Dentre eles havia o elefante, que brigava com tudo e com todos, e por ser grande no tamanho, achava que era o maior, inclusive que o leão, conhecido mundialmente como o rei da floresta.

Certo dia, um rato, observando o elefante bater no macaco, colocou-se atrás de uma árvore e falou:

- Por que você adora bater em todo o mundo?
- Por diversão! – Respondeu o elefante – Eu sou o maior e ninguém pode bater em mim.
- E você acha bonito? – Falou o ratinho, com muito jeito.
- Eu acho! É a coisa mais divertida que tenho para fazer. – Disse convicto o elefante.
- Ah bom! E você não tem medo de nada? – Perguntou o rato, atrás da árvore, esperando uma resposta.
- Eu não, sou o elefante, vou ter medo de quê? – Interpelou o brutamontes.
- De rato! – Disse tímido o ratinho.

Então o rato saiu detrás da árvore e o elefante, ridículo, gritando de medo, fugiu para o meio da floresta, enquanto todos os animais riam dele. A partir deste dia, quando o elefante queria dar uma de valentão, os animais zombavam dele, falando:

- Onde que já se viu, um elefante grandão igual a você ter medo de um ratinho tão pequeno?
Então o elefante, vermelho de vergonha, saía de fininho.

Moral:Tamanho não é documento.

Obs.: Quantos “elefantes” há entre nós? É importante que saiamos detrás das “árvores” para intimidá-los, pois da nossa coragem depende a justiça entre os humanos.

Autores: Elizandra, Fabrício, Lílian, Kelly e Sheila.
Alunos da 1ª série, do Curso Normal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.