terça-feira, 9 de junho de 2009

ALUNAS DA TURMA 31 - CURSO NORMAL DISCUTEM SOBRE A INFORMÁTICA NA SALA DE AULA

Como trabalho compensatório de faltas na disciplina de Didática de Informática do Curso Normal modalidade regular, as alunas da turma 31 (tarde), apresentaram nesta segunda-feira (08) a sistematização de um artigo escrito pela professora regente da classe - Márcia Fink, onde as mesmas tiveram o desafio de articular um debate com a turma.

Na oportunidade as meninas, na maioria indígenas, falaram sobre o que pensam da informatização dos espaços escolares e em especial como isso ainda não chegou na Reserva Indígena do Guarita, local onde moram, motivo de frustração para elas.
Quando perguntado o que significa o computador para elas, veja o que três alunas responderam, seguido é claro da contextualização em aula.
Rosangela - "É uma janela que se abre."
Elizamara - "É uma vista de um ponto mais alto."
Leonice - "É uma máquina potente e poderosa."


Além dessas observações puderam expressar o que sentem quando estão interagindo com os computadores em sala de aula.

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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.