quarta-feira, 24 de junho de 2009

FAGUNDES VARELA REALIZA CONSELHOS DE CLASSE COM PAIS DE ALUNOS NOS TRÊS TURNOS

Nesta quarta (24) está acontecendo nas dependências do auditório da escola os primeiros conselhos de classe deste ano letivo. Pais, mães e responsáveis por alunos do Ensino Médio (manhã), Curso Normal (tarde) compareceram para acompanhar o desempenho escolar de seus filhos. No turno da noite será a vez dos alunos do Ensino Médio noturno e EJA.

Na oportunidade a professora Giovana Maciel, diretora do educandário deu as boas vindas aos presentes e iniciou com a apresentação da pauta do conselho.

Momento que os pais puderam assistir a um vídeo sobre a importância do trabalho em equipe (família e escola), além de acompanharem um relato de prestação de contas dos investimentos feitos pela instituição, quanto aos R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) provenientes do Processo de Participação Popular de 2005.

Outro assunto discutido nos conselhos foi o Projeto de Monitoria Orientada nos Laboratórios de Informática Educativa da Escola - PMONI - LABINFE, no qual, alunos especialmente do Curso Normal habilitação para o Magistério realizam monitoria auxiliando turmas e professores durante as aulas no laboratório. Na oportunidade foi feita uma avaliação do projeto e esclarecido aos pais os objetivos e andamento do mesmo.

Depois da apresentação e discussão, foram entregues os boletins dos alunos e cada pai teve a oportunidade de conversar individualmente com cada professor de aluno.


No turno da noite o conselho do Ensino Médio e EJA, acontecerá a partir das 19:00 horas.

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Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.