quarta-feira, 17 de junho de 2009

FAGUNDES VARELA DISCUTE COM ESCOLAS E SMEC SOBRE O PLANO DECENAL DA EDUCAÇÃO

Nesta manhã de quarta-feira (17), o Instituto Fagundes Varela recebeu representantes das Escolas Estaduais de Miraguaí, da SMEC, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lenira de Moura Lütz e do Conselho Tutelar, com o objetivo de iniciar as discussões sobre o Plano Decenal da Educação.

Considerando o roteiro do CONAE - Conselho Nacional da Educação, que organizou para este ano as discussões sobre o Plano Decenal da Educação para os próximos 10 anos, na manhã de hoje, realizou-se a reunião de sistematização dos eixos norteadores para a elaboração do Plano.
Seis (6) eixos foram sistematizados, ficando a cargo de cada escola e/ou entidade a apresentação de um eixo.
Estiveram participando:
SMEC - Miraguaí/RS - (professores: Alberto, Vânia e Zélia);
IEE FAGUNDES VARELA - (professores: Artur, Giovana e Márcia);
PONTÃO DOS BUENOS - (professora: Andréa);
OSMAR HERMANN - (professores: Êrica, Elizabete e Lauredi);
CONSELHO TUTELAR - (conselheira: Sandreane);
ESCOLA MUNICIPAL LENIRA - (professores: Cleuni, Jones e Rejane)
No próximo dia 26/06 (sexta-feira), a partir das 8:30 horas, acontecerá no município de Tenente Portela, a socialização das discussões feitas no dia de hoje, eixo por eixo, considerando mais quatro municípios que integram um grupo intermunicipal.
Estas discussões estarão acontecendo em todo o país e serão socializadas em Brasília, no mês de Outubro, momento que desencadeará a elaboração do novo Plano Decenal da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.