sexta-feira, 5 de junho de 2009

ALUNOS E PROFESSORES DO CURSO NORMAL PARTICIPAM DE PALESTRAS

Nesta sexta-feira (05) aconteceu no Salão da Terceira Idade em nosso município, um evento promovido pelo SENTINELA - Tenente Portela e a Administração Municipal de Miraguaí, onde aconteceram duas palestras sobre Violência e Maus-tratos de crianças e adolescentes, principalmente se tratando da violência sexual que faz muitas vítimas em todo o país.



Na parte da manhã a palestra foi proferida pela Assistente Social - Lais Helena Schavenberg, a qual discutiu o assunto: ATENÇÃO A CRIANÇA E ADOLESCENTE: Doutrina, Política e Execução do Atendimento.




Na parte da tarde a segunda palestra foi proferida pela Professora Tânia Mara Minetto, também Assistente Social e docente da URI - Frederico Westphalen, onde a mesma discutiu o tema: VIOLÊNCIA E MAUS-TRATO INFANTIL.



Conscientes da importância do evento, a escola Fagundes Varela, através do Curso Normal habilitação para o Magistério, oportunizou aos alunos do terceiro e quarto ano do referido curso, a participação nas palestras.
Valendo como horas de atividades práticas-pedagógicas para o Magistério, os alunos que participaram receberão atestado de participação no Evento.


Estiveram também representando o Instituto, na parte da manhã, o professor e vice-diretor Valtair Steilmann, e na parte da tarde, a professora Débora, juntamente com demais professoras.






2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. As duas palestras foram muito importantes, pois discutiram um assunto que muitas vezes circula nos espaços da escola de forma oculta, secreta e até silenciosa quando se trata da violência infantil, também emocional, física e principalmente sexual, mas que no entanto, deve ser percebida por nós educadores.
    Estão de parabéns os organizadores do evento por trazerem pessoas com muita competência e proporiedade para falar dos assuntos, bem como, a própria escola Fagundes Varela por liberar não somente os alunos do Curso Normal (futuros professores) como também, os próprios educadores da escola, uma vez que pudemos compartilhar de um assunto polêmico, doloroso e acima de tudo, que pode fazer vítimas também em nossa escola. Fiquemos atentos... A Violência qualquer que seja ela, está cada vez mais batendo a nossa porta e precisamos nós, saber como nos comportar diante dela, ou simplesmente, o que fazer para nos livrar dela...

    ResponderExcluir

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.