quarta-feira, 10 de junho de 2009

ALUNOS DO PRÉ II E PRÉ III DESENVOLVEM ATIVIDADES DE COLETA DE LIXO NO PÁTIO DA ESCOLA

A preservação do meio ambiente é um ato de cidadania e dever de todos. Pensando em preservar, as professoras do Pré II e Pré III, Maria Lourdes e Marines, realizaram trabalhos relacionados aos cuidados que todos devemos ter com o meio ambiente onde vivemos.
No dia 05/06 (sexta da semana passada), os alunos assistiram ao filme "Árvore Viva - Nosso Amiguinho, que fala sobre a importância e os cuidados que devemos ter com o meio em que vivemos, não permitindo o desmatamento e outros danos que nós homens cometemos em nosso meio.

Em seguida as professoras realizaram uma conversa com os alunos sobre o filme, refletindo com eles sobre como podemos fazer nossa parte na preservação do mundo-ambiente em que vivemos, para não prejudicarmos ainda mais nosso habitat.

Nesta quarta-feira (10) como atividade prática de culminância sobre o filme assistido, os alunos realizaram atividades de limpeza no pátio da escola com o intuito de preservação e conservação do ambiente em que estão inseridos.

É uma forma de chamar a atenção das crianças para o quanto somos responsáveis pelo lixo que produzimos, mostrando que não importa a idade para reconhecermos que precisamos ser cidadãos conscientes e que desejam garantir a sobrevivência neste planeta.
Os alunos adoraram a atividade.

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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.