segunda-feira, 14 de setembro de 2009

TURNO DA MANHÃ INICIA A ABERTURA DA SEMANA FARROUPILHA COM APRESENTAÇÕES DE TROVAS, VERSOS E DECLAMAÇÕES

Nesta segunda (14) na parte da manhã, alunos, professores e funcionários realizaram a abertura das atividades alusiva a Semana Farroupilha no Fagundes Varela. A programação teve a participação de alunos do Ensino Fundamental anos/séries inciais e finais, bem como, de alunos do Ensino Médio.
Coordenada pelas professoras Cledi e Rafaela, as apresentações envolveram principalmente alunos do terceiro ano do Ensino Médio e das oitavas séries do Ensino Fundamental séries finais.
Foram lembrados grandes nomes da Cultura Gaúcha como TEIXEIRINHA e JOSÉ MENDES. Muitos alunos apresentaram poesias de autoria própria, além de outras escritas pelos cupracitados. As apresentações foram decorrentes de atividades realizadas em aula pelas professoras, nos seus componentes curriculares de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Demais professores colaboraram.



Houve apresentações de trovas, versos, declamação de poesia e outros. A escola contou inclusive com a participação de um Tradicionalista do Município, Sr. JESUS PROENÇA, o qual com seu acordeon (gaita) acompanhou os alunos nas apresentações.
A atividade envolveu todos os alunos e os concentrou no sagão da escola. Durante esta semana acontecerão outras atividades em comemoração a Semana Farroupilha.

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Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.