quarta-feira, 2 de setembro de 2009

ÁREA DE EDUC. FÍS. DA ESCOLA COMEMORA O Dia do profissional de Educação Física

Dia 1º DE SETEMBRO, DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Na terça-feira (ontem) os profissionais da área comemoraram o dia do profissional de Educação Física. Leiam o que eles (professora Mari Helena, professor Airton (Negão) e professora Andréa) postaram no Blog.

O profissional que atua nesta área de conhecimento conseguiu por meio de muitas batalhas, que em 1º de setembro de 1998 fosse sancionada a Lei nº. 9.696, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física, e que em 18 de agosto de 2006 fosse sancionada a Lei nº. 11.342, que dispõe sobre o art. 1º ficando instituído o dia 1º de setembro como o dia do Profissional de Educação Física.
Tendo o entendimento de sua relevância para a formação do indivíduo, a Lei de Diretrizes da Educação (LDB) no art. 26 no § 3° diz que a “Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da educação básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar...”.
As atividades corporais fazem parte da vida do homem, pois através delas o indivíduo se insere num contexto evolutivo em todas as dimensões que formam o ser humano (cognitivo, afetivo, social e psicomotor).
Além da escola, o leque de campo de atuação destes profissionais é amplo. Pois pode agir em academias, hospitais, spas, indústrias, clubes, etc. Estes profissionais devem ter uma formação adequada em nível superior para que possam realizar seu trabalho com qualidade dentro e fora do ambiente escolar.
Devido à importância do professor de educação física, hoje é um dia de comemoração não só para estes profissionais, mas também para toda a sociedade.

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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.