segunda-feira, 21 de setembro de 2009

EX ALUNA DO FAGUNDES VARELA RETORNA À ESCOLA PARA REALIZAR ESTÁGIO DA GRADUAÇÃO

A ex. aluna do Curso Normal, KELIN DIANA DA ROSA GONÇALVES, atualmente acadêmica do Curso de Pedagogia da URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus Frederico Westphalen, esteve durante a Semana Farroupilha realizando práticas de estágio supervisionado no componente curricular de Ação Pedagógica C - Estágio Supervisionado na Educação Infantil.

A acadêmica desenvolveu o projeto: VAMOS VIAJAR PELOS PÁGOS DA IMAGINAÇÃO?, cujo objetivo foi proporcionar às crianças a oportunidade de conhecer, viver e explorar momentos diversificados de cultura, lazer e valorização das tradições gaúchas. Trabalhando o civismo e os costumes, além de conhecer tudo aquilo que mantém viva as nossas tradições.

Muitas atividades foram desenvolvidas, dentre elas destacaram-se: roda de prosa, produção de arte, danças típicas, visita da 1ª prenda Ana Cláudia Ferraz, passeio em um sítio, museu do gaúcho, rodeio da alegria com atividades e brincadeiras do gaúcho, entre outras.


A turma na qual a acadêmica desenvolveu o estágio foi o Pré II, da professora regente Maria Lourdes Götz.

Os conteúdos desenvolvidos foram:
Desenvolvimento biológico (nutrição, saúde, higiene).
Desenvolvimento sociocultural (socialização, conhecimento do meio físico).
Desenvolvimento psicológico (afetivo, emocional, cognitivo: perceptivo-motor, linguagem, raciocínio lógico-matemático).
O período do estágio teve início no dia 14/09 e irá até o dia 25/09, sendo que contou com a supervisão da Professora VILDES MULINARI GREGOLON, docente da Uri, que esteve na escola supervisionando a acadêmica na sua prática pedagógica.

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Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.