sexta-feira, 25 de setembro de 2009

PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES/ANOS INICIAIS TRABALHAM A QUESTÃO AMBIENTAL COM OS ALUNOS

No dia em que se comemora o dia da Árvore (21 de setembro), alunos do Ensino Fundamental anos/séries iniciais, juntamente com seus professores, fizeram inúmeras atividades alusivas a data. Pela parte da manhã foi realizado o plantio de uma árvore, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de plantar árvores, além de preservar o ambiente em que vivemos. Participaram da atividade os alunos do 1° e 3° ano (professora Sandra), bem como, os alunos da 4ª série (professora Rejane).


Já no dia 23, turnos manhã e tarde, aconteceu o momento cívico na escola, envolvendo o tema Meio Ambiente. Neste dia os alunos da manhã realizaram uma passeata junto a praça Germano Eisi Pit (em frente a escola) que foi chamada de Passeata "Os cara-pintadas" em defesa da natureza. Em seguida, os alunos apresentaram uma dança que falava que DEUS deu a natureza e tudo o que há nela e que nos devemos cuidá-la. As apresentações foram precedidas pelo hasteamento dos pavilhões.




No turno da tarde o momento cívico esteve sob responsabilidade da turma do 2° ano da professora Rosimeri. Inicialmente os alunos apresentaram a releitura da música Planeta Azul de Guilherme Arantes, e na sequência, os alunos do 1° ano da professora Sandra, realizaram apresentações e brincadeira de roda. Também foi lido um poema sobre as árvores e sobre a primavera. Logo em seguida, foi realizado o arriamento dos pavilhões.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.