segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ALUNOS DO CURSO NORMAL DESENVOLVEM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COM ALUNOS NA ESCOLA

Decorrente de uma atividade pedagógica proposta no componente curricular de Didática Geral, professora ROSANE FORTES, os alunos do 3° ano turma 31, desenvolveram na Semana Farroupilha atividades pedagógicas com as classes de aplicação do Ensino Fundamental anos/séries iniciais.
O objetivo da atividade proposta pela professora, foi que em grupos os alunos deveriam organizar atividades de aula para as classes de aplicação envolvendo o foco SEMANA FARROUPILHA. Muitas foram as atividades, entre elas, destacamos as desenvolvidas pelos grupos: SILVIA, WANDERLÉIA e LEUCINÉIA; e LUANA, JOSIAS e CÉSAR, os quais se aproporiaram das tecnologias para explorar o foco em aula.

O grupo da Silva, Wanderléia e Leucinéia, optou por usar os recursos de multimídia junto ao Galpão Crioulo do Fagundes Varela, onde passaram para os alunos da 3ª série o Hino Riograndense, e com a ajuda da professora Andréa foram explicados os símbolos da cultura gaúcha. Além destas atividades, o professor Sidi, cantou com as crianças várias músicas gauchescas.




Já o grupo da Luana, do César e do Josias, exploraram os símbolos gaúchos com a também ajuda da professora Andréa, e na sequência levaram a turma do 1° ano no Labinfe 01, onde exploraram o programa de desenho TUX PAINT, com o objetivo de produzir desenhos sobre a Cultura Gaúcha.



Demais alunos também se envolveram em outras atividades. Segundo a professora Rosane, "essas práticas pedagógicas são muito importantes para que os alunos possam interagir diretamente com a classe de aplicação, onde tão logo, ao realizarem o estágio supervisionado já possuirão experiências práticas e pedagógicas de docência com os alunos".

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Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.