quinta-feira, 10 de setembro de 2009

ALUNOS DO CURSO NORMAL REALIZAM SEMINÁRIO TEMÁTICO

Nesta quinta (10) aconteceu no Auditório do Instituto Fagundes Varela o II Seminário temático com alunos do Curso Normal. Promovido pela professora Débora, o objetivo do seminário foi discutir o livro "Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes" de Augusto Cury.


Leiam o que escreve a professora...

O livro conta fatos que acontecem no cotidiano de muitas escolas no mundo todo. Os jovens sempre foram críticos, guerreiros e defensores de seus ideais. No entanto, hoje isso é raro. Nossos jovens não tem mais sonhos e ideais, muito menos disciplina. Eles querem tudo pronto, sem pensar ou lutar. E isso reflete na família, na escola e na sociedade. Muitos jovens não tem proteção emocional, se frustram, se decepcionam com a vida, sofrem, sentem medo, são rejeitados.

Escolhemos este livro para o seminário porque achamos necessário, os jovens (estudantes)resgatarem seus valores, sonhos, encantamentos, sua auto-estima, pois "há momentos em que tudo dá certo na vida e recebemos apoio e aplausos. Há outros, em que fracassamos e somos frustrados e criticados" (Augusto Cury).

Devemos ter consciência que cada ser humano tem um potencial enorme para ser explorado e cabe a nós professores abrir este caminho, pois conforme Cury, os professores são sacerdotes da inteligência, portanto, os profissionais mais importantes da sociedade, e a escola é o seu lugar mais sagrado.


No decorrer do seminário os alunos apresentaram o livro de diversas formas: teatro, leitura, apresentação em slides e outros. As discussões foram muito interessantes. Veja os tópicos discutidos:

PARTE A

1 - Bons filhos conhecem o prefácio da história dos seus pais, filhos brilhantes conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.

2 - Bons filhos se preparam para o sucesso, filhos brilhantes se preparam para enfrentar derrotas e frustrações.

3 - Bons filhos aprendem com seus erros, filhos brilhantes aprendem também com os erros dos outros.

4 - Bons filhos têm sonhos ou disciplina, filhos brilhantes têm sonho e disciplina.

PARTE B

1 - Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes aprendem a matemática da emoção.

2 - Bons alunos são repetidores de informações, alunos fascinantes são pensadores.

"Os fracos usam a força, os fortes usam a sabedoria".

"O aluno absorve muito mais o consumismo do que ideias".

"A vida é um grande livro, mas pouco útil para quem não sabe ler".

"Quando os sonhos parecem impossíveis, é que devemos lutar com toda a garra e virar o jogo!"

"A coragem para superar os obstáculos, é a essência do sucesso!"

"Sem amor a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventuras!"

"Se andarmos em caminhos já traçados, chegaremos aonde os outros já chegaram..."

Na próxima semana o seminário será concluído com os tópicos:

PARTE B

3 - Bons alunos escondem certas intenções, alunos fascinantes são transparentes.

4 - Bons alunos se preparam para receber um diploma, alunos fascinantes se preparam para a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.