quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DESENVOLVEM ATIVIDADES LÚDICAS NO COMPONENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA

Proposta pela professora CLEDI no componente de Língua Portuguesa, alunos do Ensino Médio desenvolvem atividades lúdicas, através do jogo, sobre o conteúdo CLASSES GRAMATICAIS.
Segundo a professora, "após terem sido trabalhados algumas classes gramaticais como: substantivo, adjetivo, artigo, numeral e pronome, as turmas 21 e 22 do Ensino Médio turno da manhã, em grupos, elaboraram em sala de aula um dominó com as referidas classes. Utilizei os próprios trabalhados dos alunos para uma avaliação do mês.
Com esta atividade pude perceber que os alunos gostaram da ideia, pois jogando demonstraram que é importante saber o conteúdo, independente da forma pela qual nos apropriamos dele (seja pelo livro, seja pelo meio digital, ou mesmo por recursos lúdicos). Outros tipos de jogos também já foram utilizados nas aula, como: dedo no gatilho, jogo da trilha, entre outros, sempre envolvendo o conteúdo proposto em aula."





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.