segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ÁREAS DE ESTUDOS SOCIAIS E ARTES PARTICIPAM DA SEMANA FARROUPILHA COM ATIVIDADES PARA OS ALUNOS

Na quarta-feira do dia 16 de setembro, as áreas de Estudos Sociais e Artes, coordenada pelos professores: Arceli, Andréia, Sadi e Juselha, juntamente com a professora Leda e Irailda, organizaram inúmeras atividades junto ao Galpão Crioulo do Fagundes Varela em comemoração a Semana Farroupilha. Neste dia, as atividades desenvolvidas após o intervalo, tanto no turno da manhã como da tarde, envolveram o foco: CHIMARRÃO e FANDANGO.

Na abertura, a professora Juselha, falou sobre o chimarrão, símbolo Rio-Grandense, uma vez que, está muito presente no nosso dia-a-dia, nas praças, no comércio, nas viagens, nas rodas de amigos, nos lares, etc. É tão forte que, quando recebemos uma visita em nossa casa, o primeiro agrado a ser servido é um gostoso chimarrão bem cevado de erva boa. Pois, ele representa paz, hospitalidade e aconchego.Lembrando também que tradição forte é aquela que nunca se apaga. É o apego as nossas origens, aos nossos hábitos, à nossa cultura. É passar a nossa paixão, assim como o chimarrão, de pessoa para pessoa, de geração para geração e se orgulhar de levar no peito um coração VERDE, VERMELHO E AMARELO. Por essa razão que o Fagundes Varela desenvolve um trabalho de resgate de pesquisa e vivências de nossa rica cultura gaúcha.

Para contribuir com esse resgate a área de Estudos Sociais organizou então as seguintes atividades com os alunos:
MANHÃ e TARDE
  • Origem da Erva-Mate (Sabrina e Ana Caroline).
  • Lenda da Erva-Mate (Valéria e Lilian).
  • Os dez mandamentos do Chimarrão (Ricardo e Lílian).
  • Signos do chimarrão (Turma 21 EM e 21 CN).
  • Mosaico: montagem e desmontagem de uma cuia (Turma 31 EM e 41 CN).
  • Demonstração de como se ceva o chimarrão (Professores Sandro, Ivete e Mari Helena).
  • Concurso da maior e menor cuia.
TARDE
  • Poesias (Adrieli e Léia).
  • Canto e declamações (1° ano professora Sandra).
  • Canto (3ª série e 2° ano professores Thomas e Rosimeri).




Foi um momento de muita alegria, participação e aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.