quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PMONI - LABINFE PARTICIPA DE CONCURSO PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL 4ª EDIÇÃO

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com as instituições parceiras. O Prêmio foi instituído em 2005, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.
O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica e que, comprovadamente, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Até a 2ª Edição premiava os professores da educação infantil e séries/anos iniciais do ensino fundamental. A partir da 3ª Edição a premiação estendeu-se a todas as etapas da educação básica, Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do ensino fundamental e Ensino Médio. Maiores informações:

Tendo em vista que a escola desenvolve há três anos o projeto de Monitoria Orientada nos Laboratórios de Informática Educativa da Escola, chamado PMONI-LABINFE, a coordenadora do mesmo, professora MÁRCIA FINK, juntamente com os alunos monitores e direção da escola, decidiram participar do concurso, inscrevendo-se no mesmo.


Durante os meses de Agosto e Setembro, a escola esteve preparando o material para mandar para o Mec. Além de registros fotográficos, vídeos de reuniões, foram anexados também vídeos que mostram a prática das monitorias em aulas nos Laboratórios. O projeto é uma iniciativa da escola Fagundes Varela para manter em funcionamento seus ambientes informatizados, e está tendo grande contribuição na formação acadêmica dos alunos do Curso Normal que participam do mesmo, inclusive para os demais alunos e professores da escola, uma vez que, com o funcionamento dos Laboratórios (em função do projeto) podem se apropriar das tecnologias para um melhor rendimento escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.