terça-feira, 29 de setembro de 2009

PROFESSORA DO FAGUNDES VARELA PARTICIPA DE BANCA DE PÓS GRADUAÇÃO EM TRÊS PASSOS/RS

Nesta terça (29) a professora Márcia Fink, permutada 20 horas para o Fagundes Varela esteve participando de banca de defesa de pós graduação junto ao NTE de Três Passos/RS.

Os trabalhos apreciados foram de três professoras da 21ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação, as quais realizaram o curso de especialização Latu Senso a distância em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, CEFET de Cuiabá - MT. Dentre elas esteve uma ex. professora do Fagundes Varela, professora Magda.

As alunas que defenderam foram:
MAGDA ELENA ADORYAN
com o trabalho: Educação Inclusiva X Sala de aula: rompendo barreiras

ELISETE HOFSTETTER PACHECO
com o trabalho: O aluno com necessidades educacionais especiais e a prática da atividade física, possibilidades e limites

NIZETE SHAMANN KONZEN
com o trabalho: A inclusão de deficientes no ensino "comum", rupturas e convergências (primeira a direita)

Os trabalhos foram apresentados virtualmente por vídeoconferência, através de plataforma específica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso e foram coordenados pela professora orientadora Sylvia Messer, juntamente com professoras do CEFET de Cuiabá/MT.

Após as apresentações de cada aluna, as professores fizeram as considerações quanto aos pareceres dos trabalhos e atribuíram a nota final para cada uma delas.


Participaram da Banca:
Prof. MS. SYLVIA MESSER (Orientadora - Três Passos/RS)
Prof. MS. MÁRCIA FINK (Parecerista - Miraguaí/RS)
Prof. MS MIRIAN MEYER (Parecerista - Três Passos/RS)
Todas as alunas foram aprovadas pela Banca.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ACADÊMICA DA URI ENCERRA ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

No último dia 25 de Setembro, a acadêmica de Pedagogia da URI, Campus Frederico Westphalen, Kelin Gonçalves, encerrou sua prática de estágio supervisionado com inúmeras atividades de produção artística onde as crianças do Pré II (da professora Maria Lourdes) divididas em grupo, pintaram telas e realizaram atividades recreativas como o Rodeio da Alegria , com provas de carreirada, batata quente e vaca parada.

Houve premiação para os vencedores.
Vejam os quadros pintados pelos alunos:
CAVALO GAÚCHO
João Marcos, Karalayne, Jean, Nathalia, Ana Flávia e Eduarda

PRENDA
Manoela, Natália Beatriz, Lucas, Kaue, Mayara e Alan Mateus

BANDEIRA DO ESTADO
Julia, Willian, Daniel, Mateus, Pedro Henrique e Lorenzo

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES/ANOS INICIAIS TRABALHAM A QUESTÃO AMBIENTAL COM OS ALUNOS

No dia em que se comemora o dia da Árvore (21 de setembro), alunos do Ensino Fundamental anos/séries iniciais, juntamente com seus professores, fizeram inúmeras atividades alusivas a data. Pela parte da manhã foi realizado o plantio de uma árvore, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de plantar árvores, além de preservar o ambiente em que vivemos. Participaram da atividade os alunos do 1° e 3° ano (professora Sandra), bem como, os alunos da 4ª série (professora Rejane).


Já no dia 23, turnos manhã e tarde, aconteceu o momento cívico na escola, envolvendo o tema Meio Ambiente. Neste dia os alunos da manhã realizaram uma passeata junto a praça Germano Eisi Pit (em frente a escola) que foi chamada de Passeata "Os cara-pintadas" em defesa da natureza. Em seguida, os alunos apresentaram uma dança que falava que DEUS deu a natureza e tudo o que há nela e que nos devemos cuidá-la. As apresentações foram precedidas pelo hasteamento dos pavilhões.




No turno da tarde o momento cívico esteve sob responsabilidade da turma do 2° ano da professora Rosimeri. Inicialmente os alunos apresentaram a releitura da música Planeta Azul de Guilherme Arantes, e na sequência, os alunos do 1° ano da professora Sandra, realizaram apresentações e brincadeira de roda. Também foi lido um poema sobre as árvores e sobre a primavera. Logo em seguida, foi realizado o arriamento dos pavilhões.







O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.