quinta-feira, 25 de março de 2010

REUNIÕES DE ÁREAS INICIARAM NESTA SEMANA

Nesta semana iniciaram as reuniões de áreas na escola. Na terça (23) aconteceu a reunião da Área de Português, Artes e Literatura, e nesta quinta (25) aconteceu a reunião da Área de Estudos Sociais. Estas reuniões estão acontecendo como uma forma de avaliação do andamento do trimestre letivo. Tanto na terça como na quinta, a pauta seguiu praticamente o mesmo roteiro. No dia de hoje, segundo o coordenador da área professor Sadi Corrêa,

Foi realizado uma breve avaliação geral desde o início das aulas até o momento no que diz respeito as turmas e a escola no geral.

Também foi reforçado a combrança junto aos alunos das questões que tratam das responsabilidades, comprometimento e interesse para às aprendizagens. Foi lançado a proposta da efetivação do momento cívico, sendo que cada líder de turma juntamente com seu professor conselheiro ficarão responsáveis por prepará-lo semanalmente. Foi ainda discutido as habilidades e competências a serem trabalhadas durante o primeiro trimestre, bem como, o desenvolvimento de aulas integradas ao programa Lições do Rio Grande, isso com todas as turmas.

Ainda tratou-se de sugestões de trabalhos quanto a temática copa do mundo para a área de estudos sociais, tendo em vista o seu acontecimento ainda este ano. Também pensou-se em realizar uma gincana cultural quando da semana farroupilha. Para encerrar, foram tratadas ainda sugestões de palestras para a comunidade e alunos, onde surgiram os seguintes temas: FAMÍLIA, SEXUALIDADE e DROGAS.

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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.