terça-feira, 30 de março de 2010

ÁREA DE PORTUGUÊS REALIZA REUNIÃO DE ESTUDOS


No dia 23 de março (terça da semana passada), professores da área de Linguagem, Expressão e Comunicação (Artes, Português, Literatura e Língua Estrangeira) realizaram reunião de estudos e de avaliação sobre o início do ano letivo. Durante a reunião, foi discutido e criado o Projeto denominado "O sabor de escrever", o qual consiste na produção textual para alunos da escola. Ou seja, alunos do Ensino Fundamental escreverão narração, enquanto que alunos do Ensino Médio escreverão poemas, poesias e crônicas, ambos com temas variados para cada modalidade de ensino. Após as produções, textos serão selecionados, sendo que, os melhores de cada turma farão parte de uma coletânea trimestral e posterior publicação. Na sequência da reunião, todos os professores relataram as experiências e dificuldades que estão respectivamente vivenciando e encontrando no material "Lições do Rio Grande".

Além disso, foi realizada uma avaliação do projeto Momento da Leitura do ano passado e organizado a edição deste ano. Agora em 2010 o projeto priorizará leituras específicas para os alunos, por exemplo: contos, poesia e crônicas, de modo que, essas serão discutidas em aula. Quanto a avaliação geral da área, os professores sentiram a necessidade de ser realizada uma oficina de Língua Portuguesa com o tema - Acordo Ortográfico, considerando as dificuldades do grupo de docentes da escola quanto ao entendimento das alterações na ortografia, e considerando também, que esta oficina é parte das metas do PDE - 2010. Novo encontro de estudos foi marcado para o dia 06 de abril. Segundo opinião dos professores, a reunião foi muito produtiva.

Um comentário:

  1. Essas reuniões é muito importante, tanto para os professores quanto para os alunos, pois é discutido sobre os couteúdos aplicados, e o que deve melhorar na escola.

    ResponderExcluir

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.