segunda-feira, 1 de março de 2010

FAGUNDES VARELA PARTICIPA DO 1° SEMINÁRIO DA UFFS QUE ACONTECEU EM TENENTE PORTELA

Na sexta-feira do dia 26, professores do Fagundes Varela estiveram participando do 1° seminário da Universidade Federal Fronteira Sul Campus Cerro Largo que aconteceu no Centro Cultural em Tenente Portela.
O Evento reuniu autoridades locais e regionais. Na oportunidade estiveram conversando com os presentes, o pró-reitor do Campus de Cerro Largo, professor doutor Antônio Inácio Andriolli, que relatou as intenções da Universidade para os três estados (RS, SC e PR), também falou o professor doutor Paulo Afonso Zarth, bolsista senior da Univiersidade, o qual apresentou suas intensões quanto ao seu projeto de pesquisa. Também fez uso da palavra o Deputado Elvino Bohn Gass (PT) que relatou as experiências do Governo Federal no incentivo às implantações de novas universidade federais no país. Além das autoridades, puderam falar representantes de instituições e entidades locais. Representando o Fagundes Varela e o município de Miraguaí, o diretor da Escola, professor Artur Hugo Hepp, expôs a todos as experiências do Instituto como instituição de ensino de educação profissional para a região celeiro, além dele falaram demais inscritos. Na próxima quarta-feira acontecerá um novo evento, agora em Cerro Largo, onde contará com a participação da escola Fagundes Varela.

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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.