segunda-feira, 29 de março de 2010

FAGUNDES VARELA REALIZA REUNIÃO COM PAIS DE ALUNOS

No dia 26 (sexta) a direção da escola juntamente com a equipe de apoio pedagógico reuniu-se no auditório da escola para realizar reunião com pais, professores e funcionários sobre a participação da família na escola. Além disso, foi discutido também a importância dos pais no acompanhamento do rendimento escolar dos filhos, e as dificuldades que os alunos enfrentam no dia a dia para chegar até a escola. As intenções da direção da escola em realizar estas reuniões com pais é justamente buscar alternativas para melhorar a qualidade da educação, mas para isso precisa da participação dos mesmos neste processo. Além de falar com os presentes, no decorrer da reunião a direção passou um vídeo sobre "COMO EDUCAR NOSSOS FILHOS", e na sequência promoveu uma reflexão sobre o mesmo, especialmente discutindo sobre limites, disciplina e valores que precisam ser resgatados para uma educação mais consicente da responsabilidade da família no processo educativo.

Segundo avaliação da direção, promover este debate é uma das funções da escola, especialmente quando se trata de produzir conhecimentos com a ajuda da família. Educar os filhos sem medo, assumindo o papel de pai, mãe ou responsável é imprescindível para que no futuro os filhos da escola não se envolvam com drogas, marginalidade, promiscuidade, entre outros.

Em seguida, foram tratados assuntos gerais da escola, como: avisos, a importância dos alunos realizar as atividades extra-escolares, trazer os livros didáticos, bilhete de autorização dos pais para sair da escola, o não uso do celular. Ainda teve a participação da secretaria que através da secretaria Eliane, falou sobre a frequência escolar, o programa bolsa família, matrículas, tranferência, procergs e senso escolar.

A reunião foi muito importante e teve expressiva participação das famílias.

4 comentários:

  1. Esssa reunião foi de extrema importancia para a escola, pois precisa da opinião e da ajuda dos pais para juntos construirem uma escola de todos.

    ResponderExcluir
  2. Esse trabalho de reuniôes com os pais é muito importante,serve para que os pais saibam oque acontece no decorrer das aulas de seus filhos.
    Também para os pais debaterem,sugerindo opiniôes e críticas...

    ResponderExcluir
  3. Achei muito importante a participação dos pais na escola.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante os assuntos abordados na reunião, entre professorese pais.

    ResponderExcluir

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.