segunda-feira, 8 de março de 2010

HOMENAGEM À MULHER PROFESSORA

MULHER PROFESSORA


Mulher que educa não só os próprios filhos
Mulher que educa os filhos da comunidade
Mulher que forma personalidade
Mulher que transforma personalidades desviadas
Introduzindo novos valores...
Orientando para a vida futura
Formando o cidadão
Facilitando a convivência social
Pedindo atenção...
Instigando a participação...
Exigindo produção...
Mediatizando mobilização...
Fazendo Educação...

A mulher professora
É também...
Mãe
Mulher
Esposa
Dona-de-casa
Sempre muito atenciosa
Sorridente e carinhosa
Supera-se a cada instante...
Desdobrando-se em duas pessoas
Para não deixar carências
Na vida pessoal ou profissional.

Mulher Educadora
Tu és uma grande Mulher
Mulher com grandes sonhos a realizar
Tanto que nunca para de estudar
És especialista...
Deseja ser Mestra...
E porque não doutora?
Ser mestra ou doutora
Para muitas professoras
São sonhos distantes
Falta reconhecimento na profissão
Por isso, busca por complemento...
Para garantir o seu sustento...
Mulher que educa
Mulher que realiza
Mulher que observa
Mulher que corrige
Mulher que forma
Mulher que luta
Mulher que busca o reconhecimento
Mulher que acaricia
Mulher meiga
Mulher forte
Mulher que supera
Mulher que faz diferente
Mulher que perdoa
Mulher que exige
Mulher que cuida
Mulher que se cuida...
A mulher professora é...
Simplesmente uma GRANDE MULHER!

HART, 07/03/09

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O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.