sexta-feira, 19 de março de 2010

ESCOLA LENIRA UTILIZA LABORATÓRIO DO FAGUNDES PARA REALIZAR CURSO DE FORMAÇÃO

Na quinta (18) a Escola Municipal de Ensino Fundamental Lenira de Moura Lütz reservou o Labinfe 1 do Fagundes Varela para realizar curso de formação com os professores da escola. Decorrente das ações do PDE - 2009, Plano de Desenvolvimento da Educação, uma das ações da escola foi promover cursos de formação para os docentes. Dentre estes, foram articulados quatro dias de formação oferecidos pela FAI - Itapiranga/SC. Nesta quinta, a formação foi sobre as tecnologias. Na oportunidade esteve ministrando uma oficina a professra Mestre da Faculdade, SILVIANE LAWALL, a qual discutiu com os professores sobre: USANDO O COMPUTADOR COMO FERRAMENTA PARA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES COTIDIANAS E CRIATIVAS. A oficina teve início às 19:00 h e terminou às 22:00 h. Com muita propriedade a professora Silviane expôs as experiências com relação as tecnologias, discutiu o papel do profissional da educação dentro dos laboratórios de informática e ainda, mostrou algumas possibildades de interação que podem ser utilizadas pelos professores quando do uso dos computadores em aula.



Usando uma dinâmica bem interessante a professora conseguiu despertar no grupo, pleno interesse sobre as possibilidades mostradas. Considerando que a escola Lenira possui um Laboratório de Informática municipal e que está desenvolvendo uma proposta de informática que educa, experiências foram socializadas, de modo que será divulgado no blog do Fagundes, links muito interessantes, sugeridos pela professora Silviane para uso e exploração em sala de aula. Acesse o blog e conheça quais são eles.

Um comentário:

  1. Olá a todos...
    Tive a oportunidade de participar da formação de ontem com a professora Silviane. Além de socializar minha experiência de 11 anos trabalhando com a informática na escola, pude aprender muito com ela. Pois afinal, a informática é um processo que muda a cada milésimo de segundo. E estar imbuido nessa evolução exponencial é imprescindível para quem trabalha com ela. Foi muito proveitoso o momento de ontem. Adorei as intervenções da professora. Tenho certeza que iremos aproveitar muito do que foi discutido na oficina. Parabéns professora. Estou a disposição para permutar minhas experiência. Grande Abraço, professora Márcia Fink.

    ResponderExcluir

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.