sexta-feira, 19 de março de 2010

MÃE DE ALUNO É A CONTADORA DE HISTÓRIAS DESTA SEMANA NO FAGUNDES

Nesta semana, especificamente nos dias 12 e 15 de março, a contadora de histórias bíblicas para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais, foi a mãe do aluno João Marcos, ELIANE GUTERRES. A história contada pela mãe, se referiu a história da criação, onde a mesma se apropiou de vídeo e literatura para viajar no mundo da imaginação com os alunos. Os temas abordados foram: Como Deus criou o mundo, os astros, as aves, os animais e o homem. Além das histórias contadas, Eliane passou um vídeo.

Segundo depoimento da mãe:
"Participar com os alunos e inclusive meu filho, foi muito importante, além de proveitoso. Senti que as crianças gostaram muito das histórias. Mostraram-se muito interessadas e participativas. Fizeram muitos questionamentos. Percebi que eles aprenderam muito, inclusive eu com eles. Acho muito legal esta proposta da escola Fagundes Varela de oportunizar que nós pais, possamos estar perto de nossos filhos, ajudando na educação deles. Falar de uma tema tão importante como é a questão da religiosidade foi de suma importância. Diante de tanta violência e de tanto desisteresse de alunos pela escola, saber que a escola de meu filho está buscando na espiritualidade promover uma educação mais humana e que pude participar desse processo e nele incluir não só o meu, mas os filhos dos outros, para mim foi importantíssimo. A escola esta de parabéns pela iniciativa."

Um comentário:

  1. Esse projeto de convidar pessoas da comunidade escolar para participar do momento da leitura, vem de encontro ao objetivo da escola em trabalhar com a família e comunidade num grande processo de construção coletiva de conhecimento.
    Estamos todos de PARABÉNS....

    ResponderExcluir

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.