terça-feira, 30 de março de 2010

PROFESSOR DO FAGUNDES CRIA BLOG



Seguindo as provocações da escola, quanto ao uso/exploração e incorporação dos aparatos tecnológicos na prática docente, o professor SADI CORRÊA, docente de história do Fagundes Varela adere a proposta do educandário e cria blog. Para acessá-lo o endereço é: http://www.sadicorrea.blogspot.com/

Lá o leitor poderá saber um pouco mais sobre o que pensa o professor, suas leituras, seus gostos e ainda, suas produções e impressões pessoais como os artigos que escreve. Parabéns pela iniciativa.

ÁREA DE PORTUGUÊS REALIZA REUNIÃO DE ESTUDOS


No dia 23 de março (terça da semana passada), professores da área de Linguagem, Expressão e Comunicação (Artes, Português, Literatura e Língua Estrangeira) realizaram reunião de estudos e de avaliação sobre o início do ano letivo. Durante a reunião, foi discutido e criado o Projeto denominado "O sabor de escrever", o qual consiste na produção textual para alunos da escola. Ou seja, alunos do Ensino Fundamental escreverão narração, enquanto que alunos do Ensino Médio escreverão poemas, poesias e crônicas, ambos com temas variados para cada modalidade de ensino. Após as produções, textos serão selecionados, sendo que, os melhores de cada turma farão parte de uma coletânea trimestral e posterior publicação. Na sequência da reunião, todos os professores relataram as experiências e dificuldades que estão respectivamente vivenciando e encontrando no material "Lições do Rio Grande".

Além disso, foi realizada uma avaliação do projeto Momento da Leitura do ano passado e organizado a edição deste ano. Agora em 2010 o projeto priorizará leituras específicas para os alunos, por exemplo: contos, poesia e crônicas, de modo que, essas serão discutidas em aula. Quanto a avaliação geral da área, os professores sentiram a necessidade de ser realizada uma oficina de Língua Portuguesa com o tema - Acordo Ortográfico, considerando as dificuldades do grupo de docentes da escola quanto ao entendimento das alterações na ortografia, e considerando também, que esta oficina é parte das metas do PDE - 2010. Novo encontro de estudos foi marcado para o dia 06 de abril. Segundo opinião dos professores, a reunião foi muito produtiva.

DISCIPLINA DE INFORMÁTICA DISCUTE BLOG DA ESCOLA EM AULA

Prestes a completar um ano de publicações na internet, o Blog da escola Fagundes Varela é notícia, com endereço em http://www.ieefv.blogspot.com/, vem sendo trabalhado na disciplina de informática do Curso Normal pela professora idealizadora do projeto. Considerando que publicar na rede é uma forma e uma possibilidade da escola mostrar ao mundo o que é produzido dentro dos espaços educativos, estas discussões são abordadas na disciplina e discutidas pelos alunos em aula. Neste sentido, nesta terça-feira (30) a regente da turma, professora Márcia Fink, iniciou com discussões sobre o projeto na truma 31 do Magistério. Na oportunidade, os alunos visualizaram o Blog remotamente, e nele, a possibilidade de seguí-lo, trabalhando com isso, o e-mail e a produção textual através das postagens de comentários no mesmo.
Maiara Diniz
(Aluna da turma 31 do Magistério)
Durante as discussões em aula, a aluna Maiara, se apropriou do seu entendimento sobre o que pensa sobre este projeto e gravou um depoimento sobre isso. Assista o que diz a aluna sobre a Blog e sua repercursão na escola, na comunidade e porque não dizer, no mundo por onde ele é acessado.

segunda-feira, 29 de março de 2010

FAGUNDES VARELA REALIZA REUNIÃO COM PAIS DE ALUNOS

No dia 26 (sexta) a direção da escola juntamente com a equipe de apoio pedagógico reuniu-se no auditório da escola para realizar reunião com pais, professores e funcionários sobre a participação da família na escola. Além disso, foi discutido também a importância dos pais no acompanhamento do rendimento escolar dos filhos, e as dificuldades que os alunos enfrentam no dia a dia para chegar até a escola. As intenções da direção da escola em realizar estas reuniões com pais é justamente buscar alternativas para melhorar a qualidade da educação, mas para isso precisa da participação dos mesmos neste processo. Além de falar com os presentes, no decorrer da reunião a direção passou um vídeo sobre "COMO EDUCAR NOSSOS FILHOS", e na sequência promoveu uma reflexão sobre o mesmo, especialmente discutindo sobre limites, disciplina e valores que precisam ser resgatados para uma educação mais consicente da responsabilidade da família no processo educativo.

Segundo avaliação da direção, promover este debate é uma das funções da escola, especialmente quando se trata de produzir conhecimentos com a ajuda da família. Educar os filhos sem medo, assumindo o papel de pai, mãe ou responsável é imprescindível para que no futuro os filhos da escola não se envolvam com drogas, marginalidade, promiscuidade, entre outros.

Em seguida, foram tratados assuntos gerais da escola, como: avisos, a importância dos alunos realizar as atividades extra-escolares, trazer os livros didáticos, bilhete de autorização dos pais para sair da escola, o não uso do celular. Ainda teve a participação da secretaria que através da secretaria Eliane, falou sobre a frequência escolar, o programa bolsa família, matrículas, tranferência, procergs e senso escolar.

A reunião foi muito importante e teve expressiva participação das famílias.

sexta-feira, 26 de março de 2010

SUPERVISÃO DE ESTÁGIO REALIZA VISITA NA ÁREA INDÍGENA

Nesta sexta (26) a equipe de supervisão pedagógica do Instituto Fagundes Varela esteve realizando visitas de supervisão de estágio para alunos do Curso Complementação de Estudos com ênfase em Educação Indígena que estão realizando seus estágio na reserva indígena do guarita. No dia de hoje as supervisoras estiveram visitando dois estagiários. O primeiro foi o aluno LOURIVALDO MINEIRO, estagiário da Escola Estadual Indígena Rosalino Claudino da Linha Bananeira, professor do 3o ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
O segundo aluno que foi supervisionado foi o estagiário CLEBER A. T. CLAUDINO, também professor do 3o ano, porém da Escola Estadual Indígena Mukej, na localidade de Três Soitas.


Na oportunidade a supervisão observou os planos de aula dos alunos, bem como os cadernos de estágio e o desenvolvimento da aula. Ainda conversaram com as direções das escolas. A partir da semana que vem novas visitas já estão programadas.

quinta-feira, 25 de março de 2010

REUNIÕES DE ÁREAS INICIARAM NESTA SEMANA

Nesta semana iniciaram as reuniões de áreas na escola. Na terça (23) aconteceu a reunião da Área de Português, Artes e Literatura, e nesta quinta (25) aconteceu a reunião da Área de Estudos Sociais. Estas reuniões estão acontecendo como uma forma de avaliação do andamento do trimestre letivo. Tanto na terça como na quinta, a pauta seguiu praticamente o mesmo roteiro. No dia de hoje, segundo o coordenador da área professor Sadi Corrêa,

Foi realizado uma breve avaliação geral desde o início das aulas até o momento no que diz respeito as turmas e a escola no geral.

Também foi reforçado a combrança junto aos alunos das questões que tratam das responsabilidades, comprometimento e interesse para às aprendizagens. Foi lançado a proposta da efetivação do momento cívico, sendo que cada líder de turma juntamente com seu professor conselheiro ficarão responsáveis por prepará-lo semanalmente. Foi ainda discutido as habilidades e competências a serem trabalhadas durante o primeiro trimestre, bem como, o desenvolvimento de aulas integradas ao programa Lições do Rio Grande, isso com todas as turmas.

Ainda tratou-se de sugestões de trabalhos quanto a temática copa do mundo para a área de estudos sociais, tendo em vista o seu acontecimento ainda este ano. Também pensou-se em realizar uma gincana cultural quando da semana farroupilha. Para encerrar, foram tratadas ainda sugestões de palestras para a comunidade e alunos, onde surgiram os seguintes temas: FAMÍLIA, SEXUALIDADE e DROGAS.

HORA DO CONTO TEM A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORA E MÃE DE ALUNO NA ESCOLA


Mais uma semana se passou e a escola continua com o projeto momento da leitura diferenciado para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais através da hora do conto. Nesta semana esteve participando conosco a mãe e professora CLEUNI DE ALMEIDA, a qual nos turnos da manhã e tarde divertiu as crianças contando histórias, cantando e brincando com elas.

A professora e mãe contou uma história sobre obediência aos pais e sobre a verdade, cantou também cantinhos, interagiu com a criançada e trouxe uma visitinha ilustre, "O Coelhinho", onde o mesmo, entregou balas a todos. Foi um momento de reflexão, concentração onde os pequeninos nem "piscaram", estavam "vidrados" na historinha que falava sobre os valores.

A direção da escola, bem como professores e funcionários só tem a agradecer esses momentos de despreendimento das nossas mães e também alunas que até então vieram até a escola para serem contadoras de histórias, onde estão a cada semana abrilhantando nossas aulas. Fica também o convite para os pais que queiram participar. Pois tê-los na escola é uma forma cada vez mais de aproximar a família do lugar onde os seus filhos estudam.
Segundo a professora Cleuni, ser contadora de histórias desta semana, "É um momento significativo onde constatei mais uma vez que a contação de histórias influencia na participação das crianças fazendo com que nós possamos vivenciar a alegria e o entusiasmo das mesmas. Parabenizo o educandário pela proposta de trabalho incentivando os pais a participarem deste momento, fazendo-se assim mais presente na escola."

ÁREA DE ESTUDOS SOCIAIS APRESENTA PROGRAMA INFORMATIVO FAGUNDES VARELA NA RÁDIO

Na quarta feira (24), professores da área de Estudos Sociais apresentam programa de rádio juntamente com o diretor do educandário, professor Artur.
Na oportunidade estiveram presentes a professora Andréia e o professor Sadi, os quais fizeram uma reflexão sobre a área do conhecimento que atuam na escola.
O programa abordou sobre a importância das ciências sociais para a sociedade, discutindo as características, os objetivos e outros fundamentos que trata essa área do conhecimento. Na sequência foi lido uma mensagem a qual fala da escola para além dela mesma, cujo nome era: Além da Escola. Na sequência o diretor da escola contribuiu com avisos gerais do educandário. E ainda, o professor Sadi abordou sobre as circunstâncias que se encontram o quadro do Magistério no contexto político do atual governo do estado. Para isso, foi discutido temáticas sobre: Governo Yeda abandona a escola pública e ataca os educadores. Só a luta pode garantir reposição. Vigília e ato público por reajuste salarial.
Na próxima semana será outra área do conhecimento que fará a apresentação do programa informativo Fagundes Varela. Acesse o blog e ouça a Rádio Planeta FM 102.7 todas as quartas-feiras das 13:00 às 13:30 horas.

sexta-feira, 19 de março de 2010

ÊNFASE EM EDUCAÇÃO INDÍGENA REALIZA REUNIÃO DE ESTÁGIO

Nesta sexta (19), alunos do Curso de Complementação de estudos com Ênfase em Educação Indígena participaram da segunda reunião sobre o estágio supervisionado de 2010.
Na oportunidade a supervisão de estágio orientou os alunos quanto a elaboração do plano de aula. Para isso os alunos reuniram-se em grupos e elaboraram um plano de aula. Logo após, esses foram socializados entre todos.
Os estágios acontecerão a partir do dia 22 de março. Já na próxima semana iniciarão as visitas às escolas dos estagiários. Segundo a professora Rejane, até o mês de julho espera-se a conclusão dos estágios da ênfase com a correção dos cadernos e emissão dos pareceres.

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.