quarta-feira, 5 de agosto de 2009

PROGRAMA DE RÁDIO DEBATE SOBRE A GRIPE A (H1N1)

Nesta quarta (05) o programa Informativo Fagundes Varela debateu sobre a gripe A - H1N1, pandemia esta que está fazendo muitas vítimas no mundo todo e que foi motivo para a prorrogação do recesso escolar no Brasil.

Para falar do assunto, a escola Fagundes Varela convidou a Dr.ª CARLA MATIUZZI, médica do PSF do município de Miraguaí, a qual mediada pelo professor Artur e pela Professora Márcia, esclareceu à comunidade miraguaiense dúvidas sobre a Gripe Influenza A, H1N1. Na oportunidade a Dr.ª CARLA alertou a comunidade para os cuidados de higiene e alimentação, como pressupostos básicos da prevenção para a não contaminação do vírus da Gripe A, além de inúmeras outras observações.

O programa causou uma grande repercusão na comunidade, inclusive na escola. Professores e funcionários, gostaram muito das colocações da Dr.ª CARLA, pois as orientações lhes proporcionaram estar mais atentos para os cuidados com a Gripe A.

A direção do Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela agradece a atenção da Dr.ª em ter antendido nosso pedido e nos ajudar a conscientizar nossa população para os riscos desta pandemia. Agradecemos também a Dr.ª CAROLINA TERNES (também médica do município) que juntamente com a Dr.ª CARLA esteve nos orientando quanto a sistemática do programa Informativo Fagundes Varela apresentado nesta quarta.

As médicas foram convidadas pela escola para estar postando nos próximos dias suas considerações no Blog sobre a Gripe A, de modo que, a comunidade em geral está convidada para seguir nosso Blog e nele, poder postar comentários sobre o assunto.

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Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.