Nesta quinta (27) os alunos do professor THOMAS, da 3ª série do Ensino Fundamental anos/séries iniciais exploraram o Tangram no Laboratório de Informática (LABINFE 01).
O planejamento do professor Thomas seguiu o seguinte roteiro:
ATIVIDADE: Produzir objetos a partir de figuras geométricas utilizando o Tangram.
METODOLOGIA: Inserir as figuras geométricas através do programa Editor de Textos, na barra de desenho, auto-formas, formas básicas, formatando-as nas dimensões definidas em sala de aula, e depois produzir objetos de acordo com a criatividade e imaginação de cada estudante.
OBJETIVO: Desenvolver a criatividade e a imaginação dos estudantes ao identificar as figuras geométricas e organizá-las de acordo com o objeto que o estudante deseja produzir.
Este planejamento expresso na ficha de justificativa entregue pelo professor proporcionou inúmeras atividades e experiências na sala de informática. Os alunos praticamente não tiveram dificuldade para criar as peças do Tangram no computador (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Para auxiliá-los, foi disponibilizado para cada aluno um quebra-cabeça em madeira do TANGRAM, de modo que os mesmo puderam fazer suas criações no "mundo real e depois no mundo virtual."
Parabéns por essa maravilhosa iniciativa em propiciar aos alunos esta momento de informação, atenção, criatividade e lazer, neste universo informatizado que a escola propisia aos seus docentes.
ResponderExcluirMomentos como esse nos fazem continuar acreditando...
ResponderExcluirParabéns professores!!! E a vocês queridos alunos, a minha admiração e a minha inspiração em continuar desejando o amanhã...
Nossa escola existe "melhor" com e em vocês!!!
Pois bem... Sem palavras quanto aos comentários das professoras... E muito mais, sem palavras quanto a experiência de ter vivenciado com o professor Thomas tamanho desafio. Isto porque, os alunos nos surpreendem a cada instante, pelas idéias, pelas ações e pela coragem que eles tem que supera muitas vezes os nossos medos enquanto adultos... Como diria LAROSSA... "Experiência não é o que se passa e sim o que nos passa."
ResponderExcluir