quinta-feira, 27 de agosto de 2009

3ª SÉRIE DO CURRÍCULO TRABALHA COM O TANGRAM NO COMPUTADOR

Nesta quinta (27) os alunos do professor THOMAS, da 3ª série do Ensino Fundamental anos/séries iniciais exploraram o Tangram no Laboratório de Informática (LABINFE 01).
O planejamento do professor Thomas seguiu o seguinte roteiro:
ATIVIDADE: Produzir objetos a partir de figuras geométricas utilizando o Tangram.

METODOLOGIA: Inserir as figuras geométricas através do programa Editor de Textos, na barra de desenho, auto-formas, formas básicas, formatando-as nas dimensões definidas em sala de aula, e depois produzir objetos de acordo com a criatividade e imaginação de cada estudante.

OBJETIVO: Desenvolver a criatividade e a imaginação dos estudantes ao identificar as figuras geométricas e organizá-las de acordo com o objeto que o estudante deseja produzir.




Este planejamento expresso na ficha de justificativa entregue pelo professor proporcionou inúmeras atividades e experiências na sala de informática. Os alunos praticamente não tiveram dificuldade para criar as peças do Tangram no computador (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Para auxiliá-los, foi disponibilizado para cada aluno um quebra-cabeça em madeira do TANGRAM, de modo que os mesmo puderam fazer suas criações no "mundo real e depois no mundo virtual."


Após a criação, os desafios foram ainda maiores, pois cada aluno ou dupla tinha a tarefa de criar o seu desenho. Muitas foram as criações, veja e tente descobrir o que foi criado por eles.




3 comentários:

  1. Parabéns por essa maravilhosa iniciativa em propiciar aos alunos esta momento de informação, atenção, criatividade e lazer, neste universo informatizado que a escola propisia aos seus docentes.

    ResponderExcluir
  2. Momentos como esse nos fazem continuar acreditando...
    Parabéns professores!!! E a vocês queridos alunos, a minha admiração e a minha inspiração em continuar desejando o amanhã...
    Nossa escola existe "melhor" com e em vocês!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois bem... Sem palavras quanto aos comentários das professoras... E muito mais, sem palavras quanto a experiência de ter vivenciado com o professor Thomas tamanho desafio. Isto porque, os alunos nos surpreendem a cada instante, pelas idéias, pelas ações e pela coragem que eles tem que supera muitas vezes os nossos medos enquanto adultos... Como diria LAROSSA... "Experiência não é o que se passa e sim o que nos passa."

    ResponderExcluir

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.