terça-feira, 11 de agosto de 2009

PROFESSORES REALIZAM ESTUDOS SOBRE OS RESULTADOS DO SAERS 2008

Nesta terça (11) os professores do Fagundes Varela reuniram-se nas dependências do auditório da escola para discutir os resultados da instituição na Avaliação do SAERS - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, criado por decreto do Governo do Estado em 2007, para obter informações sobre a qualidade do ensino nas escolas gaúchas.



Inicialmente a diretora professora GIOVANA MACIEL discutiu o sistema com os professores, fazendo uma contextualização geral dos sistemas de avaliações externas no país e estado, incluindo o SAERS 2008. Na discussão se buscou pressupostos para a elaboração de um sistema de avaliação próprio da escola, o qual será elaborado ainda este ano como uma das metas do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) 2009.

Após as discussões, os professores foram convidados a reunirem-se em 5 (cinco) grupos menores, para a análise dos cadernos do boletim pedagógico distribuídos para a escola, contendo os resultados da avaliação da nossa instituição de ensino.




Após a análise, cada grupo de professores deveria selecionar uma das questões trazidas no caderno e apresentá-las para o grande grupo fazendo as intervenções que julgassem pertinentes.

O processo de discussão foi tão intenso que a reunião planejada para iniciar as 13:30 e acabar as 15:00 horas se extendeu até as 17:00 horas, de modo que muitas foram as participações, contribuições e aprendizagens.

Após a socialização, a direção da escola encerrou a reunião com avisos gerais e outras informações, leia:
  • Nesta semana ainda estará acontecendo o segundo intensivo da capactiação em informática que acontece na escola.
  • Nesta quarta-feira (12) das 13:00 h às 17:00 hs a supervisão de estágio estará recebendo os cadernos de estágio do primeiro semestre de 2009.
  • Nesta quinta-feira (13) na parte da manhã os professores do Fagundes Varela juntamente com demais professores da rede estadual e municipal estarão participando de uma reunião no Salão Paroquial onde a Dra CARLA MATIUZZI estará dando orientações sobre os cuidados da Gripe A quando do retorno das aula.
Maiores informações ainda esta semana no Blog... Na próxima segunda feira (17) as aulas retornarão normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.