sábado, 1 de agosto de 2009

ESTUDANTE DE NUTRIÇÃO DA UFPEL (PELOTAS/RS) AVALIA SUA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO "GOSTOSO É SER SAUDÁVEL" DESENVOLVIDO PELA EDUCAÇÃO INFANTIL

A estudante de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas/RS (UFPEL), MARCELE MORELLO que contribuiu voluntariamente com o Instituto Fagundes Varela, realizando uma palestra de orientação sobre os alimentos, a pirâmide alimentar e a importância de uma alimentação saudável, para os alunos da Educação Infantil Pré II e III, novamente contribuiu com o educandário, postando suas impressões sobre o projeto no blog.


Leia o que escreveu a estudante MARCELE.

Educação motiva alimentação saudável para crianças
A formação dos hábitos alimentares é um processo que se inicia desde o nascimento com as práticas de alimentação introduzidas nos primeiros anos de vida pelos pais, primeiros responsáveis pela formação destes hábitos. Posteriormente, vai sendo moldado tendo como base as preferências individuais, as quais são determinadas geneticamente, pelas experiências positivas e negativas vividas com relação à alimentação, pela disponibilidade de alimentos dentro do domicílio, pelo nível socioeconômico e pela influência da mídia.

O ambiente escolar é, além de favorável para a construção da cidadania, excelente para contribuir na formação de boas práticas nutricionais e na saúde da criança, pois este local tem grande importância na formação de valores e estilos de vida. Desta forma, o Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela faz sua parte, desenvolvendo através da Educação Infantil iniciativas que visam levantar a questão sobre a importância de bons hábitos alimentares entre os alunos, auxiliando a família nessa importante tarefa.

Segundo as professoras Maria Lourdes Götz e Marinês Morello, que desenvolvem o Projeto de Educação Nutricional nas turmas Pré II e III do educandário, o projeto está sendo desenvolvido por meio de atividades lúdicas que propiciem melhores escolhas alimentares e consequentemente, uma alimentação adequada. "Entende-se que, quanto mais cedo forem instalados na criança hábitos alimentares corretos, maior a probabilidade de que permaneçam na vida futura."

Devido à taxa de crescimento significativa nos primeiros anos de vida. O uso de uma alimentação inadequada nessa fase pode ocasionar carências ou excessos de nutrientes, que podem levar a enfermidades como desnutrição e obesidade. Portanto, uma criança que não possui uma nutrição saudável tem maior risco de ter problemas de saúde do que aquela que tem uma alimentação equilibrada. Em curto prazo, a má nutrição favorece o aparecimento de infecções. Num prazo maior, pode levar a um atraso no crescimento e desenvolvimento da criança.

Nesse sentido, a educação nutricional é primordial para o desenvolvimento de uma alimentação saudável, principalmente na fase escolar onde a assimilação de conceitos e a formação dos hábitos alimentares são mais efetivas, pois não basta ter acesso a bens alimentares, é necessário desde cedo saber escolher os alimentos que vão fazer parte da nossa mesa.

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Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.