quinta-feira, 20 de agosto de 2009

ALUNOS DO 3º ANO DO CURSO NORMAL DESENVOLVEM ATIVIDADES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO COM ESTAGIÁRIAS DE FACULDADE

Os sinais de pontuação, que já vêm sendo empregados desde muito tempo, procuram garantir no texto escrito a solidariedade sintática e semântica.
Ao escrevermos algo partimos do pressuposto que será lido por alguém. Sabendo disso, para que alguém leia o que foi escrito e, consequentemente, consiga interpretar o que foi lido é necessário utilizarmos em nossa escrita, entre inúmeros itens, uma pontuação adequada e coerente. Sem os sinais de pontuação a leitura se torna desenfreada, perdendo e desvirtuando muitas vezes o sentido desejado. Por isso, uma pontuação errônea produz efeitos muito desastrosos dentro dos mais inúmeros objetivos que possam ser desejados dentro de uma escrita.

Baseadas nesse contexto as acadêmicas ELIANE GUTERRES e JAIANA GARCIA, ambas alunas do curso de Letras da UNIASSELVI estiveram desenvolvendo juntamente com os alunos do 3° ano, turma 31 do Curso Normal Regular, atividades referentes ao estágio do curso.

Na oportunidade, elas propuseram à turma que realizassem no decorrer do mesmo, um livro infantil enfatizando os sinais de pontuação mais utilizados, entre eles: ponto final, ponto e vírgula, ponto de exclamação, ponto de interrogação, aspas, parênteses, vírgula, travessão e dois pontos.
Foram então organizadas duplas que trabalharam na construção do texto e das ilustrações do mesmo.




Os textos demonstraram possuir tanta criatividade e envolvimento das duplas que as professoras resolveram propor então, um segundo desafio: a apresentação das histórias confeccionadas às crianças do currículo.
Sendo assim, na última tarde do dia 19/08 as duplas foram até as salas do currículo e apresentaram de uma forma bem lúdica as histórias para as crianças.




Esse trabalho teve muito proveito, visto que a teoria e a prática são duas técnicas totalmente indispensáveis que caminham juntas e quando aliadas com a possibilidade de interação que tais atividades como essas proporcionam adquirimos experiências únicas e fundamentais para a formação íntegra de futuros educadores.

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Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.