segunda-feira, 10 de maio de 2010

PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS DESENVOLVEM PROJETO DE LITERATURA

Decorrente da copa do mundo que acontece neste ano, evento este que reunirá inúmeras e diferentes, culturas, raças e etnias, professoras da Educação Infantil e anos inciais do Fagundes Varela desenvolveram um projeto de Literatura na escola. O projeto buscou trabalhar a leitura de três obras de literatura: Maria Bonita do Laço de Fita, Problemas de Junior e Bola de Neve. Essas obras foram trabalhadas em sala de aula e desencadearam inúmeras atividades com os alunos. Segundo informações das professoras, "Este projeto teve o objetivo de trabalhar o preconceito racial e as diferenças, pois sabe-se que todos somos iguais perante Deus e que temos valores muito maiores do que a diferença de raça, credo, cor e sexo."

Para envolver família nesse projeto, realizando um trabalho integrado com os pais, (Escola e Família), pedimos através de um bilhete que pais, mães ou responsáveis construíssem juntos com seus filhos um bonequino(a) que representasse as histórias lidas nas literaturas. As meninas deveriam construir as bonecas e os meninos os bonecos. O desenvolvimento desta atividade surpreendeu a todos, pois os resultados foram incríveis, alunos criaram bonecas e bonecos lindos. Fato que desencadeou até exposição na escola dos mesmos. Inclusive esses fizeram parte do cenário de abertura da programação das Mães organizada pela escola. Vejam as fotos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.