quinta-feira, 27 de maio de 2010

FAGUNDES VARELA PARTICIPA DO DIA DO DESAFIO

Na quarta-feira (26) o Instituto Fagundes Varela, juntamente com demais escolas do município, esteve participando do Dia do Desafio que é realizado a cada ano, sempre na última quarta-feira do mês de maio.
Ele foi criado no Canadá, em 1983, em vem sendo difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (Tafisa). Desde 1995, o Sesc São Paulo coordena o evento nas Américas, em parceria com as prefeituras municipais. Na verdade é uma competição mundial que tem por objetivo incentivar a prática da atividade física em benefício da saúde e bem-estar. Cidades do mundo inteiro disputam entre si por uma maior mobilização da comunidade. No município de Miraguaí o evento foi coordenado pelas Secretarias Municipal de Educação e Esportes, bem como pelos profissionais de Educação Física do Município, de modo que envolveu não só os sujeitos das escolas como também das entidades e repartições públicas.
A abertura do evento aconteceu em frente ao Instituto Fagundes Varela e contou com a participação da Escola Municipal Lenira de Moura Lütz. No turno da manhã além da abertura, aconteceu uma caminhada até o final da cidade. Já no turno da tarde, além da caminhada que aconteceu até o Banrisul, alunos do Fagundes e do Lenira realizaram apresentações artísticas alusiva ao evento.
No turno da noite, aconteceu alongamento e aeróbica envolvendo alunos, professores e funcionários da escola.

7 comentários:

  1. O dia D do desafio e muito bom,pois e um insentivo a mais na pratica de esporte.

    ResponderExcluir
  2. Foi incrível a iniciativa do dia do desafio. E deveria acontecer com mais frequencia na escola. Pois apartir dai, a prática de esportes se torna mais frequente e acabará como um hábito.

    ResponderExcluir
  3. Nossa esse dia foi maravilhoso, deveria ter mais dias assim na escola, ao menos uma vez por mês. Seria muito bom.

    ResponderExcluir
  4. O dia do desafio é muito importante pois faz os alunos se insentivar para a pratica dos esportes, pois isso é muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Foi muito importante o dia do desafio, onde os alunos puderam ter participação nessa prática educatica, que fez com que toda a comunidade pudesse, ser envolvida, fazendo com que todos tivesem uma motivação maior sobre como é bom ser desafiado praticando esses tão importantes exercícios que sempre deveriam ser praticados entre todos nós.

    ResponderExcluir
  6. Foi muito interessante o dia do desafio pois o exercicio e muito importante para a nossa saude,e tambem percebemos que nos devemos nos exercitar todos os dias e nao so no dia do desafio.

    ResponderExcluir
  7. O dia do desafio é uma atividade muito importante aonde envolve escola e comunidade, ao qual o exercicio faz bem a nossa saúde.

    ResponderExcluir

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.