segunda-feira, 24 de maio de 2010

ÊNFASE EM EDUCAÇÃO INDÍGENA REALIZA REUNIÃO DE FORMAÇÃO

Na sexta-feira (21) a supervisão de estágio do Instituto Fagundes Varela realizou reunião de formação com os alunos estagiários do Curso de Complementação de Estudos com Ênfase em Educação Indígena da escola.

A reunião além de tratar de assuntos gerais contou também com momento de formação pedagógica onde os alunos assistiram um vídeo sobre os Paradigmas da Educação de Mario Sérgio Cortella e fizeram a discussão do mesmo.

Reunidos em grupo e por escolas, os alunos realizaram reflexão do vídeo e responderam aos questionamentos feitos pela supervisão.

Outra reunião ficou agendada para o dia 11 de Junho onde haverá a entrega dos cadernos de estágio, encerramento dos estágios e seminário final.

Um comentário:

  1. Parabéns para os professores do curso ênfase,isso ajudara na educação dos indígenas.

    ResponderExcluir

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.