quinta-feira, 13 de maio de 2010

PROFESSORA DE INFORMÁTICA DO FAGUNDES VARELA INSTALA SOFTWARES EDUCATIVOS EM LABORATÓRIO DE ESCOLA INDÍGENA

Na quarta-feira (12) a professora Márcia Fink, responsável pela informática do Instituto Fagundes Varela, esteve na escola indígena Kasin-Mig na comunidade São João do Irapuá, instalando software educativos de distribuição livre para auxiliar professores nas aprendizagens dos alunos indígenas.
Segundo a professora Márcia, "Poder socializar nossa experiência de 11 anos de trabalho com a informática educativa é uma satisfação. E fazer isto na comunidade indígena é uma satisfação ainda maior. Sabemos que o movimento tecnológico nos pega numa velocidade exponencial e que de nada adiante enfrentarmos esta avalanche que chegas às escolas. O que devemos fazer é nos unir enquanto comunidades que convizinham para nos fortalecer e "sobreviver" a tal movimento. Neste sentido, os indígenas mais que merecidamente também passam a fazer parte da inclusão digital. Para os laboratórios que ainda não dispõe de internet, o mínimo que devemos fazer é mostrar outras possibilidades de uso sem ela. Para isto socializamos alguns softwares de distribuição livre. Neste primeiro momento apenas os instalamos, mas num segundo momento precisamos mostrar como trabalhar isso de forma didática e pedagogicamente "correta". Sabemos que a 21a CRE - de Três Passos está fazendo isso através do Oscar, porém não podemos nos negar de contribuir e contar um pouco de nossa experiência."

9 comentários:

  1. Este processo de informatização está cada vez mais abrangente e nós como professores, formadores de opiniões, devemos estar abertos para nos habilitar e utilizar desse recurso para promover o conhecimento aos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  2. Para a escola kasin-mig foi uma onra receber a professora marcia,contribuindo um pouco de sua experiência na inclusão digital.

    ResponderExcluir
  3. Para os Indigenas foi uma experiencia nova,para com isso ter um processo de imformatizaçao mais especifica, ter um conhecimento sobre o que acontece no mundo digital.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns professora marcia.com isso vai contribuir na aprendizagem dos indigenas,com mais facilidade.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns professora Márcia! Isso vai ajudar muito na aprendizagem dos índigenas. Gostei muito da sua iniciativa, deveria ter mais pessoas assim, mas no mundo em que vivemos não existe mais pessoas assim.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns professora Márcia, gostei muito da sua iniciativa.Isso vai ajudar os indigenas a ter uma nova experiência.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito de sua iniciativa prof Marcia, pois esta cada vez mais posibilitando aos alunos, não somente aos indigenas a tão importante tecnologia, que dependemos cada vez mais para estarmos atualizados do que ocore no meio em que vivemos.

    ResponderExcluir
  8. Parabens prof Marcia,sua iniciativa e muita bonita pois um educador deve transmitir seu conhecimento,e concertesa os alunos terao um otimo proveito.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom prof; Marcia sua iniciativa foi ótima pois a senhora sabe o quanto é importante a tecnologia no mundo em que vivemos, pois com certeza essa nova experiencia na vida de cada um dos beneficiados sera de extrema importancia em seu futuro.

    ResponderExcluir

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.