quinta-feira, 27 de maio de 2010

ASSESSOR DA FETAG REALIZA PALESTRA NO FAGUNDES VARELA

Na noite de quarta-feira (26), o Sr. ALEXANDRE B. SCHEIFLER, professor universitário e acessor da FETAG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS) esteve a pedido do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí) realizando palestra para alunos e comunidade em geral sobre a temática: POLUIÇÃO: Mudanças climáticas e consequências.
O evento contou, especialmente, com a participação dos alunos do noturno que lotaram o auditório da escola. Na oportunidade, o professor Alexandre, enfatizou muito sobre os problemas de poluição no mundo e as estratégias dos países em criar meios para combater, diminuir ou mesmo, controlar os índices de poluição mundial. A temática discutida pelo acessor foi muito importante, o tema prendeu a atenção dos alunos, pois afinal, precisamos estar em alerta quanto as questões climáticas mundiais.



Segundo o diretor da escola, professor a ARTUR, "a pelestra foi ótima. Ficamos muito felizes em poder receber em nossa escola o professor Alexandre que tão bem colocou as questões sobre a poluição e as consequências no mundo. A natureza está nos dando mostra de nossas ações para com ela. Precisamos estar em alerta e conscientes de que somos nós, os homens, que determinamos os rumos do nosso planeta, especialmente dizendo à natureza como ela deve nos tratar. É um campo de ação e reflexão. As catástrofes e mudanças climáticas, são apenas reflexos de nossas ações desordenadas e impensadas enquanto habitantes desse planeta. Precisamos nos dar conta em tempo. Pois afinal, que planeta queremos deixar para nossos descendentes? Segundo GASPARETTO, "Responsabilidade é nossa habilidade natural de gerar respostas para criar a nossa própria vida, sabendo que experimentaremos as consequências de nossas ações." O homem como PREDADOR UNIVERSAL, COMEÇA A SE DAR CONTA DE QUE SUA PRESA É TAMBÉM SEU MEIO, SUA VIDA, SUA ALMA... ENFIM, SEU PLANETA. Pensemos nisso..."

2 comentários:

  1. É muito inportante que se façam essas palestras pois o meio anbiente é um tema que deve ser abordado sempre que preciso,e nos ultimos tempos essa é a meta daqueles que tentam salva-lo.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a palestra feita pelo professor Alexandre foi de suma importância, pois ele fez um ótimo comentário sobre a poluição, e quais os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, ele nos alertou sobre os futuros problemas que virão se não darmos um fim no desmatamento, e preservarmos o meio ambiente.

    ResponderExcluir

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.