quinta-feira, 27 de maio de 2010

ASSESSOR DA FETAG REALIZA PALESTRA NO FAGUNDES VARELA

Na noite de quarta-feira (26), o Sr. ALEXANDRE B. SCHEIFLER, professor universitário e acessor da FETAG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS) esteve a pedido do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí) realizando palestra para alunos e comunidade em geral sobre a temática: POLUIÇÃO: Mudanças climáticas e consequências.
O evento contou, especialmente, com a participação dos alunos do noturno que lotaram o auditório da escola. Na oportunidade, o professor Alexandre, enfatizou muito sobre os problemas de poluição no mundo e as estratégias dos países em criar meios para combater, diminuir ou mesmo, controlar os índices de poluição mundial. A temática discutida pelo acessor foi muito importante, o tema prendeu a atenção dos alunos, pois afinal, precisamos estar em alerta quanto as questões climáticas mundiais.



Segundo o diretor da escola, professor a ARTUR, "a pelestra foi ótima. Ficamos muito felizes em poder receber em nossa escola o professor Alexandre que tão bem colocou as questões sobre a poluição e as consequências no mundo. A natureza está nos dando mostra de nossas ações para com ela. Precisamos estar em alerta e conscientes de que somos nós, os homens, que determinamos os rumos do nosso planeta, especialmente dizendo à natureza como ela deve nos tratar. É um campo de ação e reflexão. As catástrofes e mudanças climáticas, são apenas reflexos de nossas ações desordenadas e impensadas enquanto habitantes desse planeta. Precisamos nos dar conta em tempo. Pois afinal, que planeta queremos deixar para nossos descendentes? Segundo GASPARETTO, "Responsabilidade é nossa habilidade natural de gerar respostas para criar a nossa própria vida, sabendo que experimentaremos as consequências de nossas ações." O homem como PREDADOR UNIVERSAL, COMEÇA A SE DAR CONTA DE QUE SUA PRESA É TAMBÉM SEU MEIO, SUA VIDA, SUA ALMA... ENFIM, SEU PLANETA. Pensemos nisso..."

FAGUNDES VARELA PARTICIPA DO DIA DO DESAFIO

Na quarta-feira (26) o Instituto Fagundes Varela, juntamente com demais escolas do município, esteve participando do Dia do Desafio que é realizado a cada ano, sempre na última quarta-feira do mês de maio.
Ele foi criado no Canadá, em 1983, em vem sendo difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (Tafisa). Desde 1995, o Sesc São Paulo coordena o evento nas Américas, em parceria com as prefeituras municipais. Na verdade é uma competição mundial que tem por objetivo incentivar a prática da atividade física em benefício da saúde e bem-estar. Cidades do mundo inteiro disputam entre si por uma maior mobilização da comunidade. No município de Miraguaí o evento foi coordenado pelas Secretarias Municipal de Educação e Esportes, bem como pelos profissionais de Educação Física do Município, de modo que envolveu não só os sujeitos das escolas como também das entidades e repartições públicas.
A abertura do evento aconteceu em frente ao Instituto Fagundes Varela e contou com a participação da Escola Municipal Lenira de Moura Lütz. No turno da manhã além da abertura, aconteceu uma caminhada até o final da cidade. Já no turno da tarde, além da caminhada que aconteceu até o Banrisul, alunos do Fagundes e do Lenira realizaram apresentações artísticas alusiva ao evento.
No turno da noite, aconteceu alongamento e aeróbica envolvendo alunos, professores e funcionários da escola.

terça-feira, 25 de maio de 2010

TURMAS ESPECIAIS DO CURSO NORMAL REALIZAM ATIVIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA

As turmas 442, 443 e 444 do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela, realizaram, na Disciplina de Didática da Matemática, ministrada pelo professor Nélio Campos, a confecção de jogos didáticos para o ensino de matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ao passo que foram confeccionados os jogos didáticos pelos alunos, também foi realizado estudos teóricos em relação ao uso didático pedagógico de jogos para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para tal foram estudados autores com Jean Piaget e Ubiratan D’ambrosio. (colaborou com o texto: Prof. MS. Nélio Campos)




segunda-feira, 24 de maio de 2010

ÊNFASE EM EDUCAÇÃO INDÍGENA REALIZA REUNIÃO DE FORMAÇÃO

Na sexta-feira (21) a supervisão de estágio do Instituto Fagundes Varela realizou reunião de formação com os alunos estagiários do Curso de Complementação de Estudos com Ênfase em Educação Indígena da escola.

A reunião além de tratar de assuntos gerais contou também com momento de formação pedagógica onde os alunos assistiram um vídeo sobre os Paradigmas da Educação de Mario Sérgio Cortella e fizeram a discussão do mesmo.

Reunidos em grupo e por escolas, os alunos realizaram reflexão do vídeo e responderam aos questionamentos feitos pela supervisão.

Outra reunião ficou agendada para o dia 11 de Junho onde haverá a entrega dos cadernos de estágio, encerramento dos estágios e seminário final.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DISCUTEM PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO GEEMPA COM 21a CRE DE TRÊS PASSOS

No dia 17 de maio, as professoras dos anos iniciais, juntamente com a direção do Fagundes Varela, estiveram reunidas para discutir o programa de alfabetização GEEMPA que será adotado pela escola.

Para falar do assunto, a 21a Coordenadoria de Educação de Três Passos/RS, enviou a professora Regiane, a qual esteve coordenando os trabalhos durante a reunião. Na oportunidade a docente explicou como funciona o programa e orientou as professoras quanto ao seu desenvolvimento na escola. Alguns pressupostos foram marcados, a exemplo do trabalho coletivo, que é parte fundamental para o desenvolvimento da linha Geempiana. Além disso, o Fagundes Varela deverá desenvolver uma proposta para o desenvolvimento do programa na escola, o qual será apresentado em Tenente Portela com demais escolas da 21a CRE que aderiram ao programa. Este evento acontecerá no mês de agosto. Segundo informações das professoras dos anos iniciais, a escola já vem trabalhando na linha Geempiana, de modo que desenvolver o projeto será algo complementar as atividades da escola.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

PROFESSORA DE INFORMÁTICA DO FAGUNDES VARELA INSTALA SOFTWARES EDUCATIVOS EM LABORATÓRIO DE ESCOLA INDÍGENA

Na quarta-feira (12) a professora Márcia Fink, responsável pela informática do Instituto Fagundes Varela, esteve na escola indígena Kasin-Mig na comunidade São João do Irapuá, instalando software educativos de distribuição livre para auxiliar professores nas aprendizagens dos alunos indígenas.
Segundo a professora Márcia, "Poder socializar nossa experiência de 11 anos de trabalho com a informática educativa é uma satisfação. E fazer isto na comunidade indígena é uma satisfação ainda maior. Sabemos que o movimento tecnológico nos pega numa velocidade exponencial e que de nada adiante enfrentarmos esta avalanche que chegas às escolas. O que devemos fazer é nos unir enquanto comunidades que convizinham para nos fortalecer e "sobreviver" a tal movimento. Neste sentido, os indígenas mais que merecidamente também passam a fazer parte da inclusão digital. Para os laboratórios que ainda não dispõe de internet, o mínimo que devemos fazer é mostrar outras possibilidades de uso sem ela. Para isto socializamos alguns softwares de distribuição livre. Neste primeiro momento apenas os instalamos, mas num segundo momento precisamos mostrar como trabalhar isso de forma didática e pedagogicamente "correta". Sabemos que a 21a CRE - de Três Passos está fazendo isso através do Oscar, porém não podemos nos negar de contribuir e contar um pouco de nossa experiência."

SUPERVISÃO DE ESTAGIO REALIZA VISITAS EM ESCOLAS INDÍGENAS

Na quarta-feira (12) a supervisão de estágio realizou visitas de estágio supervisionado do Curso complementação de estudos com ênfase em Educação Indígena do Fagundes Varela. As visitas aconteceram em três escolas indígenas da Reserva Guarita, localizadas na Pedra Lisa, Linha Bananeira e Comunidade São João do Irapuá. Nesta última, onde está instalada a Escola Estadual Indígena Kasin-Mig, da diretora Elsa Sopran, estava acontecendo a programação alusiva ao Dia das Mães e inauguração do Laboratório de Informáticas da escola, oportunidade em que as professoras Rejane Feller e Márcia Fink participaram do evento.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

MÃE!!!


Palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer: amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria.
Ser mãe não é só dar a luz e sim, participar da vida dos seus frutos gerados ou criados.
Obrigado por termos você Mãe.

Homenagem do Instituto Fagundes Varela.

FAGUNDES VARELA COMEMORA DIA DAS MÃES COM PROGRAMAÇÃO NO SALÃO PAROQUIAL

Na quinta-feira (06) aconteceu no Salão Paroquial a programação alusiva ao Dia das Mães organizada pelo Fagundes Varela. O evento contemplou a seguinte organização:
Abertura: Diretor da Escola, professor Artur Hugo Hepp.

Mensagem para Reflexão e apresentação para as Mães do Projeto Literatura realizado pelas professoras do Currículo: Vice-Diretora, professora Andréa Quinta Probst.
Canto Inicial: Aluna do Curso Normal, Rosana Bueno Cavalheiro.
APRESENTAÇÕES.
PRÉ II e III, coordenados pela professora Marines e estagiárias: Juliana, Daiane e Ediliane.


1o ANO, coordenados pela professora Sandra.


2o ANO, coordenados pelas professoras Rosiméri e Sandra


3o e 4o ANOS, coordenados pelas professoras Adriéli e Joceli




4a SÉRIE, coordenados pela professora Rejane.

A cada apresentação os alunos entregavam para suas mães os bonecos e bonecas criados por eles com ajuda delas.
ENCERRAMENTO:
Lanche, canto final, entrega de flores para as Mães com a música do Pai Nosso para as Mães.


O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.