sexta-feira, 31 de julho de 2009

PROFESSORAS E ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVEM PROJETO GOSTOSO É SER SAUDÁVEL

As professoras da Educação Infantil do Fagundes Varela, Pré II e III, respectivamente Maria Lourdes e Marines Morello, desenvolveram o projeto "GOSTOSO É SER SAUDÁVEL", onde foi trabalhado a importância de uma boa alimentação na manutenção da saúde, auxiliando no reconhecimento de diferentes comidas, promovendo o contato com a variação de alimentos disponíveis no dia-a-dia e reconhecendo a primeira letra contida nas embalagens, relacionando-as com outras palavras.

O projeto visava despertar nos alunos noções sobre a importância dos alimentos e consequentemente da alimentação saudável. Para isso, contaram com o acompanhamento da estudante de nutrição MARCELE, da UFPEL (Pelotas/RS) que se propôs voluntariamente trabalhar com os alunos, noções da pirâmide alimentar, dos alimentos e outras informações necessárias para a formação dos mesmos quanto a uma alimentação correta e saudável, atentando para a substituição de alimentos quimicamente produzidos por alimentos orgânicos e naturais.

Para a culminância do projeto foi montado um Minimercado em uma das salas de aula, com colaboração dos alunos, pais e professoras, sendo que foi solicitado aos pais, que enviassem as embalagens com antecedência para as professoras.
Para que os alunos entendessem como funcionaria o Minimercado, foi feito uma pequena introdução sobre o sistema monetário, o valor do dinheiro, compra, venda, produtos, entre outros, com intuito também de estimular a atenção, o raciocínio, a criatividade e a imaginação.


Os alunos foram organizados de forma que todos tivessem uma função dentro do Minimercado, utilizando todas as informações e conhecimentos adquiridos nas primeiras atividades do projeto.


Através deste projeto, as professoras e alunos desenvolveram uma série de habilidades cognitivas por meio da interdisciplinaridade.
O projeto inaugurou o Minimercado no dia 3o (ontem, quinta-feira) e terá continuidade no decorrer do ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.