sexta-feira, 10 de julho de 2009

PROJETO ESCOLA LIMPA ENVOLVE ALUNOS NA REMOÇÃO DE CHICLETES NA ESCOLA

PROJETO ESCOLA LIMPA
TURMAS: 21, 22 e 23 do Ensino Médio
COORDENADORA DO PROJETO: PROFª. CLEDI
___________
Alunos do 2° ano do Ensino Médio, turno da manhã e noite desenvolvem projeto chamado ESCOLA LIMPA. A idéia surgiu nas aulas de Língua Portuguesa, quando a professora Cledi percebendo a grande preferência dos alunos pela "mastigação" de chiclete, lançou a pergunta: "DO QUE É FEITO O CHICLETE?", que resultou no projeto.
___________

As respostas foram curiosas, mas ninguém tinha certeza do que realmente o chiclete era feito. Então, iniciou-se um debate sobre marcas conhecidas, sabores, formatos, entre outros.
___________

Individualmente cada aluno produziu um texto sobre o que sabia provisoriamente sobre o chiclet, e as informações foram autenticadas com pesquisas na Internet. O desenvolvimento da pesquisa na rede, desencadeou a apresentação por grupos em sala de aula sobre os assuntos pesquisados, surgindo então, as repostas para a pergunta incial, bem como, para outras que foram sendo levantadas, por exemplo: a origem do chiclete, suas substâncias químicas, seu inventor, quando chegou ao Brasil, entre outras questões.
___________

Depois das discussões em aula, os alunos elaboraram textos dissertativos sobre o assunto, buscando argumentos mais aprofundados sobre o chiclete. Além dos textos, foi realizado uma pesquisa com demais alunos da escola, trazendo os seguintes questionamentos:
  • Você costuma mascar chiclete? Se sim, aproximadamente quantos ao dia?
  • Você masca chiclete em jejum?
  • Você sabe de que é feito o chiclete? Se sim, escreva.
  • O que acha do piso da escola cheio de chiclete?
  • Que solução você sugere para resolver este problema?
Após o questionário, as respostas foram sistematizadas e apresentado seus resultados, de modo que chegou-se a culminância do projeto com uma gincana, onde os alunos tiveram a tarefa de recolher o máximo possível de chicletes no piso, nas salas, nas classes, enfim, nos ambientes da escola em que houvessem chicletes colados.

Esta gincana aconteceu nesta sexta, e envolveu todos os alunos do turno da manhã, durante os dois últimos períodos de aula.







A turma que recolher mais chicletes (em peso), será a vencedora e receberá premiação da escola.


Leia o que disse a professora CLEDI: - "O objetivo deste projeto foi conscientizar os alunos de que podemos sim, mascar chicletes, porém, não a todo momento. Além de saber que lugar de chiclete mascado é no lixo e não nos espaços da escola."

Para tentar resolver o problema, além de conscientizar, a escola irá providenciar locais apropriados para o destino dos chicletes mascados ("chicleteiras").

Os alunos participaram em peso da gincana.

No turno da noite as atividades aconteceram da mesma forma.



O projeto foi um sucesso....

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa de ver o nosso planeta mais limpo, e é na escola que podemos iniciar essa concientização, aos poucos, em passos lentos teremos uma população consciente.

    ResponderExcluir
  2. Já temos uma empresa especializada em remoção de chicletes de qualquer superfície. CleanGum Limpeza fabrica equipamentos e oferece serviços de remoção de chicletes. Mais informações no site www.cleangum.com.br e www.youtube.com/cleangum

    ResponderExcluir

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.