quinta-feira, 16 de julho de 2009

ALUNOS DO 1° ANO DO CURSO NORMAL REALIZAM SEMINÁRIO DE ESTUDOS

Nesta quinta (16), a turma 11 do Curso Normal Habilitação para o Magistério, realizou no auditório da escola, o 1° seminário da turma neste ano letivo. A responsável pela coordenação do seminário foi a regente do componente de Didática, professora DÉBORA.


Os alunos do 1° ano tiveram a tarefa de ler o livro "Uma professora Maluquinha" (Ziraldo), e realizar um seminário temático sobre o livro apresentando-o para os alunos do 3° ano do Curso Normal e demais professores.


Estiveram participando as professoras ROSANE, MÁRCIA, GIOVANA, REJANE e DÉBORA. Na oportunidade, os alunos organizados em grupos, apresentaram suas falas e no final, as professoras organizaram uma mesa redonda para discussão do livro.


Muitos foram os apontamentos feitos. Falou-se sobre a profissão do profissional da educação professor, suas responsabilidades no ensino, as habilidades e competências, as tendências pedagógicas, os processos de ensinar e aprender, entre outros assuntos da educação. Os autores que acompanharam as discussões da contextualização das professoras foram: TARDIF, FREIRE, ZIRALDO e PERRENOUND. O seminário potencializou muitas interações dos alunos com os docentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Instituto Fagundes Varela...

Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.