sexta-feira, 10 de julho de 2009

CURSO NORMAL REALIZA O II SEMINÁRIO DOS ESTAGIÁRIOS DO 1° SEMESTRE DE 2009

Nesta sexta (10), aconteceu no auditório da escola o II SEMINÁRIO DE ESTAGIÁRIOS DO CURSO NORMAL -1° SEMESTRE DE 2009.
Dos trinta estagiários do 1° semestre, 28 (vinte e oito) participaram do seminário. O qual, aconteceu em dois momentos. No primeiro, as supervisoras de estágio, professoras VERALUCIA e REJANE, realizaram a abertura do seminário orientando os estagiários sobre o encerramento do estágio, total de horas, entrega do caderno de estágio, realização de auto-avaliação, entre outros assuntos e dúvidas que foram sugindo durante as orientações.

Num segundo momento, foi apresentado para os alunos estagiários e também aos formandos do 4° ano do Curso Normal, modalidade regular, turma 41, a "PARÁBOLA DO LÁPIS, disponível em http://www.youtube.com/, sendo que a mesma foi contextualizada pelas professoras VERALUCIA e MÁRCIA FINK.
Após a contextualização, os alunos/estagiários apresentaram as experiências até então vivenciadas por eles no seu estágio. Cada estagiário teve a oportunidade de relatar sua prática de estágio, bem como, apresentar, atividades que julgou interessante socializar com os demais colegas.







O seminário foi muito importante, pois permitiu aos estagiários a reflexão da prática do estágio, bem como, aos futuros estagiários (alunos formandos), já testemunharem algumas experiências de estágio.
No segundo semestre iniciarão os estágios da segunda turma, sendo que o prazo de entrega dos cadernos de estágio dos alunos do 1° semestre será no dia 12 de agosto de 2009, numa quarta-feira, e serão recebidos durante o turno da tarde, pelas professoras-supervisoras.

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Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.