quinta-feira, 9 de julho de 2009

ALUNOS DO 4° ANO DO CURSO NORMAL VISITAM ESCOLA MUNICIPAL

Nesta quinta (09), os formandos do 4° ano do Curso Normal, habilitação para o Magistério visitaram a escola municipal de ensino fundamental Lenira de Moura Lütz, com sede no ginásio de esportes.


A visita foi resultado de uma atividade desenvolvida pela professora IRAILDA CALSON, no componente curricular de Estrutura e Legislação do Ensino, onde os alunos tiveram a tarefa de visitar uma escola municipal, em específico, uma determinada turma de currículo, para observar a prática de ensino desenvolvida por uma estagiária da escola Fagundes Varela.


A turma visitada foi o 1° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, na qual a regente da classe é a professora REJANE MARTINS TOSSIN, e a estagiária é a aluna RONISE MARTINS.

Na oportunidade, os alunos puderam observar as atividades desenvolvidas pela estagiária, acomanhando sua aula.


Foi observado: a metodologia da professora, a dinâmica curricular, o desenvolvimento da aula, o domínio de classe, a postura da estagiária, a interação da professora regente com a classe de alunos e a estagiária, os materiais didáticos produzidos pela estagiária e também pela regente da classe, além da aula como um todo.





A atividade rendeu muitas observações. Segundo a professora Irailda:
"O objetivo desta atividade permitiu aos alunos perceber a importância do comprometimento do aluno de Magistério como futuro professor, inclusive na prática de estágio. É necessário, nós enquanto escola formadora, trabalharmos o comprometimento do nosso formando como um professor em potencial."

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Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.