quinta-feira, 16 de julho de 2009

PROGRAMA DE RÁDIO É APRESENTADO PELAS FUNCIONÁRIAS DA MERENDA

Ontem (quarta - 15), quem apresentou o programa Informativo Fagundes Varela na rádio Planeta FM 102.7, foram as funcionárias da escola responsáveis pela merenda escolar (Agentes Educacional I).

O programa foi muito interessante, as funcionárias: Vera, Roseli, Saionara, Noemia e Márcia (esta última não pode se fazer presente), relataram à comunidade, o trabalho que desenvolvem na escola, quanto a alimentação escolar, cardápios e outros.

Segundo a Funcionária Vera, são servidos na escola refeições/merendas para alunos do ensino fundamental séries/anos iniciais e finais, incluindo os alunos indígenas do Curso de Ênfase em Educação Indígena em andamento na instituição. Os alunos do Ensino Médio não recebe a alimentação em função de que não há repasse financeiro para a aquisição da merenda para esta modalidade de ensino, de modo que a escola, pelo seu orçamento (repasse quadrimestral) não tem condições de oferecer alimentação para esses alunos.

A merenda oferecida é bastante diversificada, abrangendo, frutas, lanches, bolos, refeição completa, entre outros. Para os alunos do turna da manhã, como deslocam-se de suas casas muito cedo, por serem a maioria do interior, a merenda servida, abrange na sua maioria refeições completas. Para os alunos da tarde, a alimentação concentra-se mais nos gêneros de lanches e outros. No entanto, é importante ressaltar que a alimentação servida, segue um acompanhamento nutricional. A direção da escola ajuda a equipe na elaboração do cardápio da merenda.

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Ocupando uma área de aproximadamente 4.400 m2, distribuídos em 45 dependências, entre salas de aula e espaços didático-pedagógicos, o Instituto Fagundes Varela, que consideramos como um lugar especial destinado às aprendizagens dos sujeitos, toma a educação como forma de construção humana, através de processos dialógicos, solidários e coletivos, constituídos como bases do desenvolvimento social e entendidos como socialmente justos, economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis, solidários e igualitários, considerando o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Entende-se ainda que a construção social do conhecimento e dos sujeitos se dá a partir dos saberes populares, articulados rigorosamente aos saberes científicos, éticos e políticos necessários à emancipação/libertação do sujeito.